segunda-feira, 18 de setembro de 2023

AMOR, MOTOR DO ESFORÇO ECUMÊNICO

 

O AMOR É O MOTOR DE TODO ESFORÇO ECUMÊNICO



“A história da Reforma, cujos quinhentos anos se comemoram este ano, é marcada não somente pela redescoberta do Evangelho da graça gratuita de Deus, mas também por divisões dolorosas”,

disse o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, na saudação ao Papa Francisco no final das Vésperas celebradas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, por ocasião do encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte. 


A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017, que no hemisfério norte é celebrada de 18 a 25 de janeiro, foi evocado os 500 anos da Reforma protestante, iniciada pelo padre agostiniano alemão Martinho Lutero. No Hemisfério Sul, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada entre Ascensão e Pentecostes.


O cardeal Koch recordou um trecho da declaração conjunta, assinada pelo Papa Francisco e pelo Presidente da Federação Luterana Mundial, o Bispo Munib Yunan, em Lund, na Suécia, em 31 de outubro de 2016: “Ao mesmo tempo que estamos profundamente gratos pelos dons espirituais e teológicos recebidos através da Reforma, também confessamos e lamentamos diante de Cristo que luteranos e católicos tenham ferido a unidade visível da Igreja.”


“O arrependimento e a purificação da memória histórica devem se realizar sob o signo da reconciliação, reconciliação que nasce somente da iniciativa de Deus e que representa o dom que o Senhor faz aos homens e a todo o universo”, prosseguiu o Cardeal Koch. 


“Ao reconciliar-nos com Deus em Cristo, devemos anunciar a reconciliação de Deus, devemos nos comprometer com a promoção da reconciliação entre os cristãos e nos deixar impelir pelo amor de Cristo”, frisou ainda o cardeal. 


“O amor é o motor de todo esforço ecumênico”, concluiu o Cardeal Koch, agradecendo ao Papa Francisco por ter colocado “o compromisso ecumênico para a reconstituição da unidade dos cristãos” entre as “prioridades pastorais” de seu pontificado: “O verdadeiro amor não cancela as diferenças legítimas entre as Igrejas cristãs, mas as conduz unidas e reconciliadas a uma unidade mais profunda” (1). 


Relações Baseadas no Amor


No ecumenismo o diálogo “requer a confiança e a capacidade de olhar para o outro através do prisma da fé” e impõe a renúncia “a toda forma de suspeita e de competição”. Recordou que o diálogo ecumênico “demanda uma maior abertura às exigências do mundo de hoje”, evocando, em particular, o esforço conjunto “para a solução dos conflitos e para a construção das relações baseadas no amor e no reconhecimento da igual dignidade de todos os filhos de Deus”, afirmou o prefeito do dicastério para o Serviço do desenvolvimento humano integral, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson (2).


Para Uma Profunda Reflexão

Um autêntico diálogo é subjacente a “toda relação interpessoal e favorece a “cultura do encontro” uma Igreja em saída que vai no fundamento do amor da qual o Pontífice tanto fala”. A capacidade de dialogar é atitude de graça que se carrega no coração numa busca de plena comunhão, ou seja, pelo amor de Deus como filhos estamos em concreta comunhão. O amor uni, reconcilia, congrega e nos salva. O verdadeiro relacionamento com Deus é autêntico com o próximo na conexão da unidade evangélica.


Nosso Senhor Jesus Cristo centraliza todo seu ensino na prática do amor. Sua doutrina é radical no fator: união, comunhão, reconciliação, tolerância e liberdade. É escandaloso, é contra testemunho e traição causar cismas, viver separados e ser intolerante aos ensinos de Jesus de Nazaré. É só no amor que progrida o ecumenismo e a real comunhão ortodoxa. Pelo amor de Deus somos construtores de pontes, instrumentos de paz e missionários da Boa Nova de comunhão. Não há dúvida, o futuro é ecumênico com suas gloriosas realizações eclesiais e sociais.


Frei Inácio José do Vale  

Notas:

(1)https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/159dc6aa93991b58

(2) https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/159e16523b59f404

Nenhum comentário:

Postar um comentário