terça-feira, 19 de setembro de 2023

DEUS E O CIENTISTA

 

DEUS E O CIENTISTA

Cientista prova a existência de Deus e ganha um dos prêmios mais renomados

Algo que pode parecer pouco provável é a junção entre religião e ciência, já que existem muitas diferenças de opinião entre uma e outra. No entanto, um cientista fez questão de comprovar a existência de Deus através de seus estudos científicos.

Trata-se do polonês Michael Heller, que, além de cientista, é um dos teólogos mais renomados da Polônia. O que ele fez foi utilizar os seus conhecimentos sobre ciência e religião para provar algo que muitos duvidam que exista e que outros cientistas, já haviam se aventurado em desvendar, porém sem sucesso até o momento. A existência de deus, um criador para tudo o que conhecemos hoje.

Heller deu o nome de “Teologia da Ciência” para a tese que formulou, que por sinal é pioneira, e isso lhe rendeu um dos prêmios mais cobiçados na comunidade científica: em 2008 ele ganhou US$ 1,6 milhão, em Nova York, da Fundação Templeton, que conta com cientistas do mundo inteiro.

Conheça então, a teoria formulada por Michael Heller:

A Teologia da Ciência

Heller explica a existência de Deus através da teoria do Big Bang, ou da formação do Universo, que se originou através de uma grande explosão. O Big Bang é hoje a teoria mais aceita para a criação do universo, e diversas pessoas acreditavam que isso provava que o universo não foi criado por Deus, esse cientista decidiu ir um pouco mais longe. E se o próprio Deus tivesse criado o Big Bang?

Ele diz que a ciência encontrou Deus neste momento, pois os cientistas não conseguem explicar o que originou esta grande explosão, já que ainda não provaram o que veio antes dela, e dificilmente vão conseguir provar. Os cosmólogos começam a sua explicação dizendo que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente, então essa teoria ainda é incompleta, porque não sabemos o que estava lá antes do universo existir.

Ele explica que em todo processo físico, uma coisa sempre origina a outra, ou seja, “um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo”, diz ele.

Então como Deus deu o ponta pé inicial, ele ainda rege as leis da física. Sabemos como elas funcionam, mas não sabemos o seu sentido. Em suas próprias palavras ele diz “A ciência nos dá o Conhecimento, e a religião nos dá o Sentido. Ambos são pré-requisitos para uma existência decente”, ou seja, ele não descarta nem a religião nem a física e sim os une para dar sentido a tudo que estudamos e vivemos.

Ele acredita muito em sua teoria e até mesmo chama pessoas que não veem que Deus colocou tudo aqui e que os cientistas apenas exploram a criação de um ser maior.

 

Cientista e padre

Para se ter uma ideia melhor, Heller não é apenas uma pessoa aleatória que venceu um prêmio milionário. Com 80 anos, o padre tem Ph.D. em cosmologia desde 1966. Ele atua como professor de filosofia da ciência e lógica no Instituto Teológico em Tarnow e dá aulas de filosofia na Pontifícia Universidade de João Paulo II. Durante alguns anos ele foi perseguido pelos soviéticos por conta de seus estudos que iam contra a ideologia ateia comunista na região. Outra curiosidade é que ele conheceu o Papa João Paulo II.

A caminho do céu

Michael Keller usou algumas ferramentas fundamentais para ganhar o tão cobiçado prêmio científico da Fundação Templeton. Tendo como base principal a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, ele mergulhou nos mistérios das condições cósmicas, como a ausência de gravidade que interfere nas leis da física. Como explicar a massa negra que envolve o universo e faz nossos astronautas flutuarem? Como explicar a formação de algo que está além da compreensão do homem? Jogando com essas questões, que abrem lacunas na ciência, Keller afirma a possibilidade de encontrarmos Deus nos conceitos da física quântica, onde se estuda a relação dos átomos. Dependendo do pólo de atração, um determinado átomo pode atrair outro e, assim, Deus e ciência também se atraem. “E, se a ciência tem a capacidade de atrair algo, esse algo inexoravelmente existe”, diz Keller.

Para refletir

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muita ciência nos aproxima de Deus” - Louis Pasteur.

Louis Pasteur (1822-1895) foi um cientista francês, cujas descobertas tiveram enorme importância na história da química e da medicina. É reconhecido pelas suas notáveis descobertas das causas e prevenções de doenças. Entre seus feitos mais notáveis podem-se citar a redução da mortalidade e a criação da primeira vacina contra a raiva (vacina antirrábica). 

Cinco Provas da Existência de Deus

Criação do Universo e do homem; Jesus de Nazaré; A Igreja e a Bíblia Sagrada. 

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor e Conferencista

Sociólogo em Ciência da Religião

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

 

Fontes:

http://www.istoesuperinteressante.com/?p=38467&fbclid=IwAR1PuiKmpWEmRr_EQFuzcYSm_Mwgvlb7OY2hBFTTq3mKi2kS7wnYOpQeHng

https://noticias.gospelmais.com.br/cientista-prova-a-existencia-de-deus-e-ganha-premio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário