domingo, 17 de setembro de 2023

R.R.SOARES E EDIR MACEDO

R.R. SOARES E EDIR MACEDO


O bispo Roberto Augusto Lopes, hoje com 80 anos completos no dia 21 de maio, filho de João Augusto Lopes e Herminia da Silva Lopes, casado com a falecida pastora Geyza Maria é oriundo da Igreja de Nova Vida, onde foi diácono.

Segundo o Bispo Walter McAlister, primaz da Igreja de Nova Vida,  ainda era jovem quando deixou a Igreja Nova Vida. Juntamente com Edir Macedo, R.R. Soares e os irmãos Coutinho, nenhum deles era pastor, deixaram a denominação para fundar a “Igreja do Caminho Eterno”. Diferentemente da maioria das igrejas evangélicas, onde por causa de rachas ou discórdias muitos saem para fundar sua própria denominação, nas palavras do Bispo primaz da Nova Vida, a saída foi amigável: “... realmente saíram amigavelmente. Isto aconteceu quando eram bem jovens e queriam fundar sua própria igreja. Foram R.R. Soares, Edir Macedo, Samuel Coutinho e Roberto Augusto que juntos formaram uma nova igreja:  “Igreja do Caminho Eterno” que depois se dividiu. (Bispo Walter McAlister, via Twitter).


VEJAM A TRAJETÓRIA DE CADA UM


Da Igreja de Nova Vida saíram os principais líderes do neopentecostalismo brasileiro, como Edir Macedo, hoje líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), R. R. Soares, fundador da IURD e da Igreja Internacional da Graça de Deus, e Miguel Ângelo, fundador e líder do ministério Cristo Vive; sendo que os mesmos praticam um pentecostalismo bastante diferente do fundador da Igreja de Pentecostal de Nova Vida, Bispo Robert McAlister.

ROBERTO AUGUSTO, R.R. SOARES E EDIR MACEDO,  Roberto saiu da Nova Vida  como Diácono, Edir como um obreiro Auxiliar, porque segundo a doutrina da nova vida ele não podia ser pastor porque tinha um defeito nas mãos, para resolver esse problema Edir Macedo e R.R. Soares e Roberto Augusto, foram serem consagrados pastores na Casa da Bênção, pelo missionário Cecílio Carvalho Fernandes. Só Macedo não foi ordenado na Casa da Bênção. R.R. Soares foi quem mais tarde consagrou Macedo pastor. Todo esse acontecimento se dá no Rio de Janeiro.


     Bispo Renato Maduro sendo consagrado a pastor pelo Bispo Macedo e pelo missionário RR Soares


Após dois anos,  Edir, R.R Soares e Roberto Augusto Lopes, juntamente com o 

pastor Carlos Rodrigues e fundavam em 9 de setembro de 1977, a Igreja da Bênção na Abolição, Rio de Janeiro. No ano seguinte a denominação muda de nome para Igreja Universal do Reino de Deus com registro cartorial.


E Nasce Uma Disputa...


Pouca gente sabe, mas o primeiro líder fundador da Igreja Universal do reino de Deus foi o Missionário R.R. Soares. Porém, numa das viagens do Soares aos EUA, Macedo convenceu os demais pastores a elegê-lo como novo líder, o que fez com o Soares, ao regressar, deixasse aquela igreja e fundasse a Igreja Internacional da Graça de Deus.


No ano de 1979, R.R. Soares se viu obrigado a sair da IURD, sendo recompensado financeiramente, em 1980 funda uma nova Igreja, a Igreja da Graça. O estilo autoritário e centralizador de Macedo contribuíram e muito para a derrocada de Soares. E foi assim que Macedo atropelou o cunhado, e se tornou o principal líder da IURD.

No final da década de 80 o agora Bispo Roberto Augusto voltou para a Nova Vida, onde fundou algumas igrejas dentre elas a I.N.V. em Copacabana, e pastoreou por muitos anos a I.N.V. de Cascadura.

Em contato com a I.N.V. de Copacabana, recebemos por e-mail a informação do Pastor Javier, titular daquela igreja, que o Bispo atualmente está afastado do ministério pastoral devido a problemas com a saúde.


 R.R. Soares, Edir Macedo, Samuel Coutinho e Roberto Augusto.  

Anos depois saíram outros bispos e fundaram outras igrejas, como a IGREJA UNIVERSAL RENOVADA, em são Bernardo do Campo- SP, e IGREJA UNIVERSAL AVIVADA, mas a maior perca da IURD foi nos de 1998 quando saiu brigado com  a Universal o bispo Valdemiro Santiago.


“Tô falando para a igreja da fogueirinha, da Record, que fica me perseguindo falando um monte de abobrinha. Tô falando daqueles doentes desenganados que o demônio está comendo o pâncreas e o fígado deles e não tomam juízo”. 

Valdemiro Santiago, referindo-se a Edir Macedo, que levou sua médica à TV para afirmar que ele não tem câncer.


Valdemiro saiu da Igreja Universal por desobediência ao Bispo Edir Macedo, e abre A IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS,  agora por desobediência  também o bispo Roberto Damásio sai da IMPD para “montar” a sua própria igreja. Os dois, tanto o Valdemiro Santiago como o Roberto Damásio são dissidentes da  Universal. Eles querem “trabalhar para eles” e não para Deus.  Veja que, Anunciada a sua saída da Igreja Mundial do Poder de Deus  em abril, o “bispo” Roberto Damásio, braço direito do Valdemiro Santiago, inaugurou dia 29 de maio sua própria denominação, a Igreja Mundial Renovada. Com o slogan “A glória desta segunda casa será maior que a primeira” a igreja está localizada no bairro Brás, em São Paulo, perto da Igreja Mundial.

A mão de "Deus" também está lá... E também tem a toalhinha, o Trízimo e o santo SUOR. Isso é uma briga pelo PODER e GANÂNCIA. Isso é normal no ser humano, mas não deveria ser normal entre aqueles que se dizem cristãos. Valdemiro saiu da Igreja Universal por desobediência ao Bispo Edir Macedo, por desobediência e ganância Macedo golpeou o próprio cunhado R.R. Soares, agora por desobediência o Roberto Damásio sai da IMPD para “montar” a sua própria denominação. Os dois, tanto o Valdemiro Santiago como o Roberto Damásio seguiram os exemplos dos seus discipuladores, Roberto Augusto, Edir Macedo, R.R. Soares, seguido de Valdomiro Santiago e Roberto Damásio, ambos  “são mercadores do falso evangelho”. Eles “trabalham para seu próprio império ”e não para Deus.  


Observamos o que está acontecendo nessas "igrejas" do R.R. Soares, Edir Macedo e Valdemiro Santiago, a única conclusão a qual podemos chegar é que a usura deles vai à falência de suas empresas travestidas de igrejas. 

O que começou como uma igreja - empresa de família, sob a direção de R.R. Soares e Edir Macedo, hoje são três prósperas igrejas - empresas, com uma acirrada disputa pelo primeiro lugar no mercado da fé. Todo esse movimento neopentecostal com o sustentáculo da teologia da prosperidade está fazendo e vai fazer mais ainda um estrago tremendo no protestantismo. O resultado de tudo vai se dá no encontro de comunhão com o ANTICRISTO.


Para tentar entender melhor, alguns fatos históricos:


Romildo Ribeiro Soares nasceu em 6 de Dezembro de 1947, em Muniz Freire, no Estado do Espírito Santo. De família muito pobre, teve de trabalhar desde a infância para ajudar a família. Em abril de 1964, Soares chegou ao Rio de Janeiro com sua família e foram residir na casa de seu tio Aderbal em São Gonçalo. Cunhado do conhecido Bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus, com quem rompeu relações após desentendimentos pelo poder de comendo da IURD. R.R. Soares não concordava com o caminho que Edir Macedo tomava na direção da IURD. Houve então a cisão e, em 1980, fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.


Edir Macedo Bezerra nasceu em Rio das Flores no dia 18 de fevereiro de 1945, é um empresário e religioso brasileiro,  dono da Record, e líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), com mais de 2 milhões de fiéis em mais de cento e setenta países.  Promotora e defensora da Teologia da Prosperidade, a IURD cresceu e tornou-se a quarta maior corrente religiosa do país, segundo o Censo de 2000.


Em 1992, Macedo foi preso sob acusações de charlatanismo, curandeirismo e 

envolvimento com tráfico de drogas. Macedo foi inocentado das acusações e liberado. Uma foto tirada nesta época, na carceragem da 91° DP (Vila Leopoldina), em São Paulo (tornou-se um dos símbolos dos fiéis da Igreja Universal) e acabaria por ilustrar a capa de uma biografia do bispo em 2007.  

 Em 2009, novamente foi alvo de denúncias, desta vez pelo Ministério Público de São Paulo. A ação criminal foi aberta pelo juiz Gláucio de Araújo, da 9ª vara criminal de SP, na qual acusa o bispo e mais nove pessoas ligadas a ele. Todos foram acusados pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.


Valdomiro Santiago de Oliveira (nascido em Palma no dia 2 de novembro de 1963) é pastor evangélico, líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Em 1998, então responsável pela IURD de Sorocaba, Valdemiro consagrou um bispo em culto transmitido na madrugada pela Rede Record. Logo apareceram inúmeras denúncias contra tal pastor.

Ao saber do caso, Macedo exigiu que Valdemiro desfizesse a consagração e assumisse toda a responsabilidade do caso. Valdemiro não acatou a ordem de Macedo e foi expulso da Universal.

Após ser expulso da IURD, Valdemiro Santiago, a esposa Franciléia Santiago e outros quatro ex-membros da IURD, fundaram a Igreja Mundial do Poder de Deus. Valdemiro Santiago, pastor Marcelo Dantas, bispo Júlio Cezar de Itaquera e pastor Georges de Guaianazes. Saber de fato e de verdade a realidade de tudo isso é impossível.

Em 2003, Valdemiro foi preso durante uma blitz em Sorocaba. Ele estava levando consigo uma espingarda, duas carabinas e também 400 caixas de munição. Mais armas e munição foram apreendidas em sua casa. Valdemiro alegou que as armas são de caça e estavam sendo levadas para amigo.

 O cisma entre R.R. Soares e Edir Macedo, resultou no que vemos hoje: Brigas nos púlpitos eletrônicos, com direitos à denuncismo, onde vale tudo pela disputa de dinheiro e de fama diabólica. 

 Não obstante os meios pentecostais tradicionalmente se oponham ao uso de objetos sagrados (exceto a Bíblia) dotados de poder mágico e terapêutico para não sucumbir à idolatria, Universal e Internacional, Mundial e outras mediante o pagamento de ofertas espirituais, distribuem aos fiéis rosa, azeite do amor, perfume do amor, pó do amor, saquinho de sal, arruda, sal grosso, aliança, lenço, frasquinhos de água do Rio Jordão e de óleo do Monte das Oliveiras, nota abençoada (xerox de cédula benzida), areia da praia do Mar da Galiléia, água fluidificada, cruz, chave, pente, sabonete. Tal como na umbanda e no catolicismo popular, recomenda-se que eles sejam ora guardados na carteira, carregados no bolso e daí por diante (MARIANO, pp. 133,134).

O discurso das igrejas Universal e Internacional da Graça e Mundial  e outras são altamente repetitivo, lida com os mesmos problemas, apresenta as mesmas soluções e faz o mesmo diagnóstico de suas causas. Para tornar o culto mais atraente e menos enfadonho, algo precisa variar. O que varia são as formas dos rituais, bem como o modo de participar deles e o sacrifício (a quantia de dinheiro) exigido para o fiel habilitar-se a receber as bênçãos desejadas ou propostas. Sua capacidade de diversificar o repertório simbólico parece inesgotável. Daí encontrou corrente: de Jó, de Davi, do tapete vermelho, dos 12 apóstolos, corrente dos 318 pastores, do nome de Jesus, da mesa branca, do amor, das 91 portas; campanha do cheque da abundância, vigília da vitória sobre o diabo, semana da fé total. Estratégia para socializar e converter clientes e novatos, as correntes ou campanhas exigem a presença do fiel numa sequência de cultos durante 7 ou 9 dias e até por 12 semanas consecutivas, ou seja, novena, trezena. A quebra da corrente, isto é, a ausência do fiel em algum dos cultos em que se prontificou a comparecer, impede a recepção da bênção esperada em razão da ruptura do elo que começara a se estabelecer entre ele e Deus. Atribui-se a culpa pela quebra da corrente aos demônios. Esse é o teatro neopentecostal.

Pega um pouco de tudo que e crendice popular, junta com a ganância do “ter” e usa o Sagrado para vender a “graça”, a bênção e a salvação. Indulgência, sacrifício e salvação pelas obras estão bem presentes na religião pós-moderna.


A IURD não somente emprega práticas pagãs supersticiosas; usa também a nomenclatura do baixo espiritismo para se referir às entidades espirituais malignas. Enquanto que as Escrituras silenciam quanto aos nomes dos demônios, mencionando apenas por nome o líder deles, Satanás, a IURD se utiliza da nomenclatura afro-brasileira dos deuses da Umbanda para dirigir-se aos demônios, identificá-los e eventualmente expulsá-los. “Tranca ruas”, “pomba gira”, “exús”, “caboclos”, “preto velho”, etc., são nomes que normalmente era para ser empregados nos terreiro de umbanda. Estão nos cultos de exorcismos. São verdadeiros misticismos do neopentecostalismo. 

Esse culto é denominado de: Tudo junto e misturado pela prosperidade. 


A IURD Não é Uma Igreja Protestante e Nem Evangélica



A Igreja Universal do Reino de Deus não é uma Igreja protestante ou evangélica, por não ter nenhuma relação teológica, confessional ou ética com qualquer das expressões da Reforma, mas se constitui em uma seita para-protestante (muito menos protestante do que a Congregação Cristã no Brasil), porém não uma seita para-cristã como as Testemunhas de Jeová, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, os Mórmons ou a Ciência Cristã.

Não é uma igreja pentecostal, e não deve ser chamada de neo-pentecostal, porque além dos pentecostais serem protestantes, não há qualquer semelhança entre os dois grupos, antes posições até antagônicas. Daí o uso da expressão pós-pentecostalismo (Paulo Siepierski), iso-pentecostalismo (sociólogos argentinos) e pseudo-pentecostalismo (Washington Franco).

O problema é que a Igreja Universal do Reino de Deus se apresenta como “evangélica” confundindo o já esfacelado e caótico quadro das Igrejas reformadas entre nós, e infiltrando suas crenças e práticas exóticas entre os nossos membros mais desavisados, afirma Dom Robinson Cavalcanti, bispo da Igreja Anglicana.

São muito extensas as pesquisas de novas denominações neopentecostais depois da igreja universal e de outras que surgiram a partir dos cismas dela. Como A Igreja Apostólica Plenitude do Trono de Deus é uma igreja neopentecostal fundada em São Paulo, em 2006, pelo Apostolo Agenor Duque e Bispa Ingrid Duque, sua esposa. Agenor Duque iniciou como pastor na Igreja Universal do Reino de Deus. Teve passagens em igrejas localizadas na Região dos Pimentas em Guarulhos e Igreja da Rua Clélia na Lapa/SP. Após trabalho religioso na igreja da Rua Clélia se tornou um pastor notório fazendo programas de rádio e TV. Tempos depois se desligou da Universal e foi para a Igreja Mundial do Poder de Deus, desta também se desligou para fundar a sua nova denominação em 7 de setembro de 2006.

No Brasil e no mundo o crescimento do neopentecostalismo, sociedades secretas, sem religião, ou desigrejados e o islamismo é um fato incontestável! 

 

Prof. Frei Inácio José do Vale

Sociólogo em Ciência da Religião

Doutor em História do Cristianismo

E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

 


Fontes:


http://pastorjosueaquino.blogspot.com.br/2012/05/origem-dos-sanguessugas-do-evangelho.html

      http://pensareorar.blogspot.com.br/2010/03/igrejas.html

     http://www.cacp.org.br/a-igreja-universal-nao-e-protestante-nem-evangelica/

Mariano, Ricardo. Sociologia do Novo Pentecostalismo no Brasil, São Paulo,      edições Loyola, 1999.

Campos, Leonildo Silveira. Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal. Petrópolis e São Paulo: Vozes/Simpósio/UMESP, 1997.

Machado, Maria das Dores Campos. Carismáticos e pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar. Campinas: ANPOCS, 1996.

Pieratt, Alan B. O Evangelho da Prosperidade. São Paulo: Vida Nova, 1993.

Siepierski, Paulo D. "Pós-pentecostalismo e política no Brasil". Em Estudos Teológicos. Rio Grande do Sul: IECLB v. 37, nº 1, pp. 47-61, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário