domingo, 17 de setembro de 2023

UNIVERSAL E A TOMADA DE PODER NO BRASIL

 

UNIVERSAL E A TOMADA DE PODER NO BRASIL

 

Edir Macedo esboçou plano sobre como

evangélicos poderão assumir controle do país

 

A eleição de Marcelo Crivella à prefeitura do Rio é novidade das mais relevantes. Representa o lançamento de um projeto de poder político-religioso, essencialmente conservador, que floresce no jardim onde restam cinzas das forças políticas dominantes nas últimas três décadas.

 

O “projeto de nação idealizado por Deus para o Seu povo” existe. Um esboço encontra-se no recém-lançado “Plano de poder — Deus, os cristãos e a política”, assinado pelo tio de Crivella e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, em parceria com o jornalista Carlos Oliveira.

 

O senador Crivella é missionário numa nova experiência eleitoral, construída a partir de engajamento, consenso e mobilização de agrupamentos evangélicos, sob patrocínio da Universal, uma das maiores e mais ricas organizações neopentecostais do país. Também tem um braço partidário, o PRB, com 22 deputados federais, 80 prefeitos e 1,3 mil vereadores.

 

Ele confirmou na segunda maior cidade brasileira o potencial de influência de uma coalizão impulsionada pelos evangélicos, montada para decidir uma eleição “tanto no Legislativo, quanto no Executivo”, como escreveu seu tio e mentor em “Plano de poder”.

 

Crivella vai tentar transformar o Rio em vitrine desse projeto religioso-conservador. O objetivo é a conquista do poder no “interesse de Deus” para que “Seu projeto de nação se conclua”. Será protagonista de um teste para o Estado laico no Brasil (1).

 

Avança o projeto de poder de Edir Macedo

 

Fundado como o braço político da Igreja Universal do Reino de Deus, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) deu seu passo mais ambicioso em 12 anos de fundação ao lançar o empresário Flávio Rocha, dono do grupo que controla a rede de lojas Riachuelo, como pré-candidato à Presidência da República.

 

O crescimento da legenda se explica pelo numeroso contingente de evangélicos no Brasil, mas também pela habilidade da sigla em investir na formação de uma máquina partidária em diversos estados.

 

Em 2008, o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, lançou o livro “Plano de Poder”, em que defendia que evangélicos ocupassem cargos-chave na política em honra ao que ele chamou de “projeto de nação” divino. Dez anos depois da publicação da obra, o partido dá mais um passo nesse sentido e Flávio Rocha pode ser essencial para esse plano (2).

 

O poder de fogo da Universal

 

O principal templo da IURD no mundo é o Templo de Salomão, localizado no bairro do Brás, na capital de São Paulo. Outro grande templo que está sendo construído é em Brasília, seu terreno foi comprado por 90 milhões de reais e sua arquitetura será semelhante a um estádio de futebol.

 

Em outubro de 2015, a Universal informou possuir 7.157 templos e catedrais no Brasil e 2.663 igrejas no exterior. A denominação conta com 112 bispos e 11.504 pastores no Brasil, além de 48 bispos e 3.953 pastores nos demais países. A Universal informa e, segundo cálculo da instituição, conta com 7 milhões de adeptos do Brasil e mais de 1,2 milhão no exterior.

 

A Rede Aleluia, a qual pertence à Igreja Universal, possui mais de 76 emissoras de rádio AM e FM, que cobrem mais de 75% do território nacional, e mais de 20 retransmissoras da TV Universal. Na internet, ela tem o portal Universal.org. e na mídia impressa possui a Folha Universal e as revistas Plenitude, Obreiro de Fé e Mão Amiga. A Unipro é responsável pelas publicações dos livros da Universal, cujos principais autores são Edir Macedo e os bispos da própria Igreja Universal. A Record TV, embora não pertença diretamente à instituição Igreja Universal e sim a Edir Macedo, é controlada por bispos da Universal. Soma-se ainda o Grupo Record e as emissoras de rádio e televisão da igreja, tornando a IURD a maior controladora de concessões de televisão do Brasil, ultrapassando o Grupo Globo em número de emissoras próprias. Entre as empresas de comunicação, são 23 emissoras de TV (integrantes das redes Record, Record News, a Rede Família e a TV Universal).

 

A IURD publica a Folha Universal, um jornal nacional que, segundo o próprio periódico, tem tiragem de 1,7 milhões de exemplares por semana, o Correio do Povo, de Porto Alegre, e o jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais

A Plenitude é a revista oficial do grupo, com tiragem de mais de 250 mil exemplares mensais, Outras revistas incluem a Obreiro de Fé, com tiragem de mais de trezentos mil, e a Mão Amiga.

 

O grupo controla ainda uma variada gama de outras empresas como a Uni Line que atua na área de processamento de dados, a Frame, uma produtora de vídeo, o Banco de Crédito Metropolitano, a Unimetro Empreendimentos, a Cremo Empreendimentos, a New Tour, uma agência de viagens, a construtora Unitec, a Uni Corretora, a Investholding Limited e a Ediminas S/A, uma fábrica de móveis sediado em Belo Horizonte que fabrica os bancos para os templos.

 

Além dos cultos, a Universal também desenvolve ações filantrópicas em várias partes do Brasil e do mundo, através de projetos como a Sociedade Pestalozzi em São Paulo, o Projeto Nordeste na Bahia, a Associação Beneficente Cristã e a Escola Bíblica Infanto-Juvenil. A Fazenda Nova Canaã (FNC), também chamada de "Projeto Nordeste", está localizada em Irecê, na Bahia, e é financiada pela IURD em parceria com empresas privadas, empregando mais de 100 pessoas.

 

Segundo a Receita Federal, a IURD arrecada aproximadamente 1,4 bilhão de reais por ano (3).

Edir Macedo, além de empresário do ramo das comunicações também se tornou banqueiro, de acordo com informações da revista americana Forbes. Macedo comprou 49% do Banco Renner em uma operação que começou em 2009 e foi confirmada pelo Banco Central (BC) do Brasil, diz a publicação. O pastor mais rico do Brasil (4). Edir Macedo voltou a figurar em uma lista de pessoas mais ricas do mundo, e é o único líder religioso que foi mencionado no levantamento de 2015. Macedo é um dos 54 brasileiros bilionários, e a revista Forbes estima sua riqueza em US$ 1,1 bilhão, o que representaria o equivalente a R$ 3,15 bilhões (5).

Os três maiores filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles ensinaram que um povo ignorante é fácil de escravizá-lo. Onde falta conhecimento e a verdade que libertam; a boçalidade e o engano imperam para manipular, alienar e condicionar a pessoa a ser marionete, fonte de trabalho sem fins lucrativos e fonte econômica para seus proprietários. No sistema religioso torna-se mais fácil devido uso que se faz em nome de “Deus” e as bênçãos prometidas a serem recebidas pelos sacrifícios, doações de dízimos e ofertas.

Frei Inácio José do Vale

Professor e conferencista

Sociólogo em Ciência da Religião

Fraternidade Sacerdotal Jesus Cárita

E-mail: pe.inacio.jose@gmail.com

 

Fontes:

(1)https://www.paulopes.com.br/2016/10/projeto-da-universal-eh-tomar-o-poder-em-interesse-de-deus.html#.WubhpqQvzIU

(2)https://www.paulopes.com.br/2018/03/partido-da-universal-aposta-em-rocha-obter-procecao.html#.WubkdaQvzIU

(3) https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Universal_do_Reino_de_Deus

(4)https://www.terra.com.br/economia/edir-macedo-amplia-imperio-e-vira-banqueiro-diz-forbes,bd08354e3fc90410VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

(5)https://noticias.gospelmais.com.br/forbes-bispo-edir-macedo-mais-ricos-mundo-74708.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário