terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O VEXAME DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

 

O VEXAME DA CORRUPÇÃO NO BRASIL


O marquês francês Nicolas Fouquet (1615 -1680) superintendente das finanças e ministro de Luís XIV, rei da França, apelidado de "o Grande" e "Rei Sol", tinha entesourado uma fortuna considerável.

Com ela construiu o magnífico palácio de Vauxle-Vicomte, colocando todo a sua mente e coração nesse castelo. Esse palácio que teria inspirado a construção de Versalhes. Em 1661 para inaugurar seu castelo, deu uma grande festa da qual participaram Luís XIV e sua corte. O rei, muito incomodado ao ver que um de seus homens exibia tanta riqueza e ostentação, mandou prender a Fouquet e em três semanas depois e confiscou seus bens. Ao fim de um processo que durou três anos, Fouquet foi condenado há passar 15 anos preso na fortaleza de Pinerolo, na Itália, onde morreu. Fouquet era considerando demasiadamente poderoso, ambicioso e confiante na sua fortuna. Um dos homens mais influentes de sua época.


Quantas personalidades brasileiras são riquíssimas e ostentam fortunas adquiridas por meio de corrupção e não são punidas com a perda de seus bens! A pobreza e a miséria assolam o Brasil e esses poderosos zombam da dignidade da pessoa humana. Se pergunta onde está estância maior de poder para punir esse crime?


Quem sabe que na obra clássica O Mercador de Veneza de William Shakespeare responde? Assim o maior dramaturgo do mundo e ator inglês escreve: “O mundo se ilude com ornamentos”. “Na lei, apelos nauseabundos e corruptos quando temperados por uma voz graciosa oculta à face do mal”. “Na religião quantos erros diabólicos por algum sóbrio cenho são abençoados e aprovados em textos que cobrem a podridão com belos ornatos”.


Diante de tantas injustiças, de autoridades desmoralizadas, abuso de poder, desigualdade social, líderes religiosos milionários, a democracia desrespeitada, a praga da corrupção, o resultado é a tamanha violência que toma conta do país, a banalidade dos crimes, a indústria das drogas, ansiedade e a depressão que faz o Brasil ocupar o primeiro lugar na América Latina. O Brasil passa por esse grande vexame chamado corrupção que nos envergonha no mundo inteiro! 


É urgente a investigação e aplicação da lei com todo rigor sobre aqueles que ostentam fortunas para descobrir a fonte adquirida dessa gigantesca riqueza, punir e repatriar seus bens para as obras sociais da nação.


Dr. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor e conferencista

Sociólogo em Ciência da Religião

Doutor em História do Cristianismo

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. Membro da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário