sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

MOMO- O JOGO SUICIDA

 

O DESAFIO DA MOMO - JOGO SUICIDA


Tendo como alvo os jovens através do Whatsapp e do Facebook, o “Desafio da Momo” está ligado a pretensão de  suicídio.

O Desafio da Momo está se espalhando por vários países do mundo, levando as forças policiais a alertar os pais sobre os efeitos potencialmente perigosos desse “jogo” perturbador. É o mais recente fenômeno de mídia social que leva adolescentes desavisados ​​a um mundo de violência e pura escuridão.

O que é o Desafio da Momo?

Os “jogadores” são desafiados através do Whatsapp e do Facebook para entrar em contato com a Momo por um número de telefone desconhecido. Os adolescentes são então ordenados a realizar uma série de tarefas perigosas. Falhar em fazer essas tarefas resulta em ameaças gráficas repetidas que incluem: tornar informações pessoais públicas, prejudicar membros da família ou lançar maldições mágicas. Essas ameaças são frequentemente acompanhadas de imagens assustadoras, sangrentas e perturbadoras. Alguns adolescentes afirmaram que receberam imagens aterrorizantes durante a noite, enquanto outros alegaram que o personagem ameaçou se materializar durante a noite para amaldiçoá-los. Outros acrescentaram que receberam chamadas durante as quais só ouviam sons assustadores e gritos.

O “Desafio da Momo” é uma reminiscência do “Desafio da Baleia Azul”, que estava ligado à morte de dezenas de jovens em todo o mundo. Os "jogadores" eram obrigados a realizar uma série de façanhas por 50 dias com o desafio final de se suicidarem. A conta da Momo usa como avatar uma foto de uma mulher grotesca de olhos esbugalhados - uma escultura criada pela empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory. A empresa nega qualquer envolvimento com o desafio.

Pouco se sabe sobre o conteúdo real dessas sessões de chat com a Momo. No entanto, as histórias transmitidas na mídia por adolescentes que jogaram o jogo falam de incitação à violência e a troca de conteúdo violento. Especialistas acreditam que as trocas são um exercício de dessensibilização à medida que os jogadores são gradualmente expostos a imagens super violenta durante os desafios. Os desafios também levam à extorsão e ao assédio. De fato, usando várias técnicas, as pessoas por trás da Momo puderam acessar os telefones dos jogadores e usar seus conteúdos para chantagem.

Existem rumores de suicídios causados pelo Desafio da Momo relatados em vários países ao redor do mundo, incluindo México, Índia, Argentina, França, Alemanha, Canadá e Brasil, mas ainda não há uma evidência conclusiva que isso seja real. Investigações preliminares determinaram que a maioria das mensagens é originária do Japão e do México. Algumas fontes acreditam que o “desafio” é provavelmente uma forma de “isca” usada por criminosos para roubar dados e extorquir pessoas na internet.

Outra hipótese é que esses tipos de fenômenos se originam de círculos secretos de pessoas que são extremamente obscuras, violentas e ocultas e que se divertem levando adolescentes ingênuos a um mundo de horror, autoflagelação e morte.

Suicídio em Recife

Um desafio que leva a pessoa ao sufocamento, chamado de "Boneca Momo", tem circulado no aplicativo de mensagens WhatsApp. No Recife, o jogo já fez uma vítima fatal: uma criança de 9 anos foi encontrada pelos pais enforcada em uma árvore por um fio, no quintal de sua casa, localizada no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da cidade. Ele chegou a ser levado com vida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro dos Torrões, depois foi transferido para um hospital particular na Ilha do Retiro, mas não resistiu. A professora Jany Nascimento, mãe de Arthur Luis Barros Santos, prestou depoimento no Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), afirmando que o filho estaria participando de um jogo e foi induzido a se enforcar.

O jogo, que é parecido com o da Baleia Azul, pede para que o usuário adicione um número no WhatsApp. A partir disso, segundo a Polícia Federal (PF), as crianças e adolescentes começam a receber desafios e ameaças. A imagem usada como perfil se trata de uma escultura japonesa exposta em Tóquio, no Japão. Especialistas afirmam que dois dos números vinculados a Momo são originários da Colômbia e do México. A PF disse ainda que os perfis originais foram excluídos, mas ainda há pessoas propagando o jogo.

Jogos que colocam em risco a própria vida, a exemplo da "Baleia Azul" e mais recentemente da "Boneca Momo", têm despertado reflexão entre especialistas e autoridades sobre como crianças e adolescentes são expostos na internet. Para a psiquiatra especializada em Saúde Mental da Infância e Adolescência, Rackel Eleutério, muitas famílias não percebem que as crianças estão envolvidas nessas situações e que, por isso, há a necessidade de reforçar o diálogo com elas. “Os pais precisam ouvi-las, fazer parte do universo delas e fortalecer a intimidade com as crianças”, diz Rackel.

As redes sociais são ferramentas para pessoas, grupos e sociedades secretas que usam de forma criminal, sectária, mafiosa e patológica. Cabe a todos nós, de posse de conhecimento, informações técnicas e acontecimentos que atentam contra a vida, denunciar, informar e ajudar a família e a sociedade contra todo tipo armação e articulação que estejam em jogo à vida humana e tudo que lhe diz respeito ao seu bem-estar.

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Escritor e Conferencista

Professor de Pós-Graduação na Faculdade do Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

 

Fontes:

http://www.anovaordemmundial.com/2018/09/o-perturbador-desafio-da-momo-estaria-causando-suicidios-bizarros.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+UmaNovaOrdemMundial+%28Uma+Nova+Ordem+Mundial%29

https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/cotidiano/2018/08/23/NWS,78826,70,449,NOTICIAS,2190-DESAFIO-BONECA-MOMO-AMEACA-JOVENS-MENSAGENS-WHATSAPP.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário