domingo, 10 de dezembro de 2023

NOSSO INCONSCIENTE- 10 FATOS

 

10 Fatos Fascinantes Sobre o Nosso Inconsciente 

O insigne Dr. Sigmund Freud, médico neurologista austríaco afirmava “que dar voz ao inconsciente era a forma mais eficaz para a superação de traumas e a cura das desordens nos processos mentais”.

Muitos artistas tentaram explorar a mente inconsciente e capturar o que encontraram em sua arte como o pintor espanhol Salvador Dali, o artista belga René Magritte, o cantor, compositor e poeta americano Jim Morrison e muitos mais. A mente inconsciente é realmente fascinante. Você pode pensar no cérebro como um iceberg, o que vemos na superfície é apenas a ponta. A parte consciente do cérebro pode ser a que controlamos e usamos quando tentamos resolver um quebra-cabeça ou aprender uma nova habilidade, mas mesmo nesses processos, a mente inconsciente está fazendo muito trabalho pesado para nós. Então, como isso tudo funciona? Esses 10 fatos podem lhe dar uma ideia dos caminhos misteriosos do cérebro inconsciente.

1.     Controla 95% das nossas lembranças Inconsciente cérebro

O cérebro médio tem cerca de 10.000 sinapses por célula. Cada sinapse passa sinais elétricos ao redor do seu cérebro, que, basicamente, diz ao seu corpo quando fazer as coisas. Além disso, segundo os cientistas, o cérebro humano é capaz de conter uma quantidade de dados que é cerca de 100 vezes o tamanho da Biblioteca do Congresso dos EUA. Essa é uma quantidade enorme de informações, e a maior parte delas está oculta sob a superfície - 95% para ser preciso. Os cientistas da neurociência estudam o inconsciente – um mundo inexplorado e muito maior que a consciência. Pelas estimativas dos especialistas, a consciência ocupa no máximo 5% do cérebro. Todo o resto, 95%, é o reino do inconsciente.

Para demonstrar como nossa memória inconsciente nos ajuda constantemente, pense em dirigir. Depois de algumas semanas percorrendo a mesma rota, você já pode fazê-lo sem pensar: está no piloto automático. Esse é o inconsciente trabalhando.

2.     Está sempre ativo 

A mente inconsciente não dorme quando a parte consciente dorme. Além de manter suas funções corporais (como a respiração), ela permanece alerta e absorve as mensagens enquanto você dorme. Se você adormecer em frente à TV, seu inconsciente ouvirá cada palavra que está sendo dita. Essa é a razão pela qual algumas pessoas tocam música suave enquanto dormem ou ouvem mensagens poderosas antes de dormir.

3.     Fala uma linguagem diferente​

Todas as informações e dados constantemente coletados e armazenados no inconsciente são comunicados a nós em imagens, sentimentos, sensações e sonhos. Essas representações são feitas verbalmente pelo nosso consciente. O inconsciente não fala com palavras. “Sonhos é a via real para o conhecimento das atividades inconscientes”, afirmou Dr. Sigmund Freud.

4.     É habitual

Conforme o exemplo de dirigir um veículo, a mente inconsciente é habitual e reconhece padrões. Se você repetir a mesma coisa seguidamente, ela será mantida intacta pela sua mente inconsciente. Isso é particularmente interessante no caso da motivação - se você repetir palavras e mensagens positivas e motivacionais, poderá realmente mudar sua perspectiva no longo prazo.

Mark Waldman e Andrew Newberg são dois pesquisadores do comportamento humano. O primeiro é professor de comunicação e membro do Programa Executivo de MBA da Universidade da Califórnia. O segundo é diretor do Centro de Medicina Integrada Myrna Brind, da Universidade Thomas Jefferson. Ambos conduziram extensas pesquisas e juntos escreveram um livro chamado “As palavras podem mudar seu cérebro”. Através de diferentes experimentos eles conseguiram provar cientificamente que as palavras transformam nosso cérebro. É claro, conversas positivas ou negativas também.

5.     Entende tudo literalmente​ 

Não existem subterfúgios quando se trata de sua percepção inconsciente. Nossa mente inconsciente é incapaz de racionalizar - um exemplo clássico disso é que ficamos assustados com filmes de terror ou imagens claramente photoshopadas. Sabemos que não há nada a temer, mas nossa mente inconsciente reage como se houvesse perigo real.

6.     Só conhece o AGORA

A mente inconsciente não tem uma percepção do tempo. Só pode pensar em termos do presente. Isso se conecta ao tópico "treinamento" do inconsciente que foi abordado anteriormente. Se você quer acreditar que conseguirá algo, precisa se visualizar alcançando o que deseja no tempo presente.

7. Não consegue processar a palavra NÃO

Como a mente inconsciente não é verbal, mas apenas representacional, não pode processar o significado de "não". Dessa forma, se você pensar repetidamente em 'NÃO vou comer chocolate'; a imagem mental inconsciente que você obtém é de... bem, comer chocolate. Em vez disso, você pode visualizar uma imagem mental do que deseja: comer uma maçã, por exemplo. Visualizar é focar, é a mente meditativa criando a força de vontade, com resiliência e com inteligência para obter a posse do objetivo.

8. Funciona bem quando estamos relaxados ou distraídos

A mente inconsciente funciona melhor quando você não está alerta. Esta é a razão pela qual suas conclusões mais brilhantes e engenhosas chegam até você no chuveiro. Ou quando você olha fixamente pela janela em um ônibus. Quando estamos em paz e distraídos, o inconsciente pode ser muito produtivo. “O afeto e a inteligência curam as feridas da alma, reescrevem as páginas do inconsciente”, afirma Dr. Augusto Cury, psiquiatra e renomado escritor brasileiro.

9.     Fluxo de pensamento mais rápido

Estudos que datam da década de 1970 concluíram que o corpo começa a se preparar para a ação mais de um terço de segundo antes de tomarmos conscientemente a decisão de agir. Em outras palavras, muitas vezes pensamos que tomamos uma decisão consciente, enquanto o inconsciente (ou nosso 'instinto') já decidiu por nós. “Qualquer que seja a razão, o inconsciente muitas vezes nos domina e sempre nos cega”, disse Gustave Le Bom, foi um psicólogo francês.

10.        O poder da visualização​

Não menospreze o poder que seu inconsciente tem sobre seu desempenho! Já mencionamos o impacto que a visualização tem sobre o inconsciente e, na verdade, o fato é apoiado por pesquisas. Em 1972, o psicólogo americano esportivo Richard Suinn conduziu um experimento em que a visualização fazia parte do treinamento de atletas olímpicos. Quando uma equipe de esquiadores foi convidada a visualizar o esqui, os sinais elétricos de seus cérebros eram comparáveis aos encontrados no dia em que eles estavam realmente esquiando. Um estudo semelhante realizado na França mostrou que os atletas de salto em altura que visualizaram seu salto alcançaram melhores resultados 45% das vezes.

Conclusão

“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino”, afirmou o psiquiatra e psicanalista suíço Dr. Carl Gustav Jung. Via a terapia se doutrina o inconsciente e a mentalidade produtiva, criativa para configuração da nossa vida feliz.

Se você não conhece a sua mente, ou melhor, seu cérebro, você tem muitas incompatibilidades, sofrimentos, perdas danosas e relacionamentos malsucedidos. Não se conhecendo, sem o autoconhecimento, não há como conhecer com quem vai conviver. Conhecer o corpo e a mente é viver com qualidade de vida. Torna-se possuidor de ferramentas que vai proporcionar sucesso, felicidade e progressivo autoaperfeiçoamento.

 “Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é a verdadeira sabedoria”, disse o célebre filósofo e escritor da antiga China Lao-Tsé.

O sábio filósofo grego Sócrates afirmou: “Conhece-te a ti mesmo”. “Conhecer a si próprio é o maior saber”, declarou Galileu Galilei, o físico e astrônomo italiano.

De forma magistral escreveu o neurologista austríaco e criador da psicanálise Sigmund Freud: “Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”.

Conhece a si mesmo é uma grande virtude para uma jornada assertiva, encantadora, vitoriosa, artística, intelectual e espiritual.

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

Autor do livro: Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

Fontes:

https://www.todamateria.com.br/psicanalise/

https://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=15259

https://super.abril.com.br/ciencia/o-mundo-secreto-do-inconsciente/

https://www.pensarcontemporaneo.com/frases-freud/

https://amenteemaravilhosa.com.br/acontece-cerebro-conversa-positiva/ 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário