terça-feira, 17 de outubro de 2023

ANO DA JUVENTUDE

ANO DA JUVENTUDE


2013 é o “Ano da Fé”, como já declarou o Papa Bento XVI. De forma especial é também o ano da juventude. Os jovens estarão no foco o ano inteiro e muito mais.

Além da Jornada Mundial da Juventude, cuja preparação está mobilizando o Brasil e o mundo, e a belíssima Campanha da Fraternidade, cujo tema é Fraternidade e Juventude. Em suma, os jovens ocuparão a cena como protagonista total do ano de 2013.


Em Estudos da CNBB, nº 93 (Apresentação) está bem explícito: “Os jovens têm o direito de receber da Igreja o Evangelho e de ser introduzidos na experiência religiosa, no encontro com Deus e no contato com a riqueza da fé cristã. E os pastores da Igreja têm grande desejo de lhes comunicar a Boa-Nova de Jesus Cristo e de acolhê-los na comunidade eclesial”.


O Mundo Jovem não é uma realidade uniforme. Quando nos referimos hoje aos jovens, há muitos tipos de jovens, em diferentes classes sociais, diferentes atividades, diferentes universos de compreensão de fé e de futuro.


Dois fatores são fundamentais para os jovens: “a fé em Deus e o futuro com sucesso”. Impregnar na mente da juventude esses dois fatores com ardente amor e esperança.


A pedagogia da fé no contexto do seguimento de Cristo e de uma espiritualidade que será a sua fortaleza e seu farol na caminhada eclesial e social.


O futuro com sucesso está no contexto profissional: estudo, formação e profissão.


A meta da juventude é viver em busca do alto saber, no patamar excelente da ciência e da tecnologia.


Projetando situação maravilhosa no setor financeiro pessoal e comunitário. Promover atitudes solidárias em prol de todos, principalmente dos jovens pobres.


Viver com qualidade de vida, com fé e espiritualidade sempre renovada.


“A coroa dos sábios é a sua riqueza” (Pr 14, 24). “O coração do sábio conhece otempo” (Ecl 8,5). Jovem sábio é aquele que projeta seu futuro glorioso. Sabe enxergar os acontecimentos e tirar proveitos deles. Bem sucedido é o sábio por entender o tempo, ter paciência e receber dele grandes bênçãos.


Vitória, heroísmo e glórias eternas estão dentro da sabedoria de compreender a visão dos tempos. Estamos na era dos grandes acontecimentos, das oportunidades e do mérito criador, ou seja, tudo é possível... Vamos lá com fé e determinação...


Essa é a máxima instrução para juventude! Isso é tudo para os jovens!

Frei Inácio José do Vale

Professor de História da Igreja

Instituto Teológico Bento XVI

Sociólogo em Ciência da Religião

Coordenador Paroquial da JMJ-Rio-2013

“BASTA-ME SABER QUE SOIS JOVENS, PARA QUE VOS

AME PROFUNDAMENTE” (DOM BOSCO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário