sábado, 1 de julho de 2023

NOITE ESCURA COM A FÉ

 

Noite escura com a fé

São João da Cruz

São João da Cruz, O.C.D. (1542-1591) foi um místico, sacerdote, frade carmelita espanhol Doutor da Igreja.

Grande reformador da Ordem Carmelita, é considerado, juntamente com Santa Teresa de Ávila, o fundador dos Carmelitas Descalços. São João também é conhecido por suas obras literárias e tanto sua poesia quanto suas investigações sobre o crescimento da alma são consideradas o ápice da literatura mística e se destacam entre as grandes obras da literatura espanhola.

“Oh! noite que me guiaste, / Oh! noite mais amável que a alvorada! / Oh! noite que juntaste / Amado com amada, / Amada já no Amado transformada!” Nos caóticos caminhos da “noite da fé”, São João da Cruz é um guia precioso e imprescindível. Este grande poeta do Século de Ouro espanhol, amigo de Santa Teresa d'Ávila, foi atraído por ela em sua reforma da família carmelita. Seus poemas e escritos espirituais visam traçar o caminho que leva a alma à santidade. Ao longo do caminho, a experiência da noite, marcada pelo sentimento da ausência de Deus, é uma purificação necessária para alcançar a união perfeita com Deus.

Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus, freira carmelita descalça francesa, conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual". Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. O papa Pio X chamou-a de "a maior entre os santos modernos". Em 19 de outubro de 1997, São João Paulo II proclamou Santa Teresinha a trigésima-terceira Doutora da Igreja, a pessoa mais jovem e a terceira mulher a ter recebido o título na época.

“Nos dias tão alegres do tempo pascal, Jesus fez-me compreender que há verdadeiramente almas que não têm fé (...). Ele permitiu que a minha alma fosse invadida pelas mais densas trevas e que o pensamento do céu tão doce para mim não fosse senão um assunto de luta e de tormento... Essa provação não duraria alguns dias, algumas semanas; ela deveria se extinguir apenas na hora marcada pelo bom Senhor e...  aquela hora ainda não chegou...” No final de sua vida, a carmelita enfrentou uma escuridão que não purifica, como aquela de São João da Cruz, mas “devastadora”, explica François Marxer em Au peril de la nuit. Femmes mystiques du XXe siècle (Cerf) (No perigo da noite. Mulheres místicas do século XX). Ela não perde a fé, “mas eis a crença (...) como que dissipada”, deixando espaço para sua única vontade de acreditar. “Para ela, o irrefutável é o desejo”. “Um querer crer que rapidamente se descobre não ser outra coisa que um querer amar”. Santa Teresa de Jesus escreveu: “Só me resta o amor”.

A nossa vida só tem sentido na dimensão do amor de Deus. Na noite escura com a fé, ou seja, a nossa espiritualidade só pode ser verdadeiramente caminho para O Amado Jesus, na configuração imensurável do Divino Amor!

Frei Inácio José do Vale, FCF

Comunidade de Ação Pastoral – CAP

Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas

Espiritualidade de Nazaré de Charles de Foucauld

Educador e Sociólogo em Ciências da Religião

 

Fontes:

http://www.ihu.unisinos.br/608513-joao-da-cruz-teresa-de-lisieux-madre-teresa-eles-conheceram-uma-noite-da-fe

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_Lisieux

Nenhum comentário:

Postar um comentário