domingo, 7 de janeiro de 2024

PESSOAS TÓXICAS

 

PESSOAS TÓXICAS-01

Animais de estimação nos dão um amor incondicional, protegem as nossas casas, nos entretêm e simplesmente tornam a nossa vida muito melhor.

Se você ama seus animais de estimação, deve saber que existem plantas comuns que podemos ter em casa e que podem ser altamente tóxicas para eles. Tenha muito cuidado com seus animais para não ter nenhum contato com tais plantas. 

Hosta é linda e com folhas verdes e grandes, as hostas são utilizadas pelas suas propriedades decorativas. Só não deixe seu cão ou gato se aproximar dessa planta, porque ela pode causar vômitos, diarreia e depressão.

Begônia é uma planta decorativa comum, geralmente cultivadas em vasos, muito tóxica para cães e gatos! A begônia pode causar queimadura intensa e irritação da boca, língua e lábios, salivação excessiva, vômito e dificuldade para engolir.

Da mesma forma de tais plantas existem pessoas tremendamente tóxicas. Elas causam transtornos, doenças, carregadas de energia negativa, perversa, fofoqueira, briguenta, invejosa e perseguidora.

Pessoas Tóxicas e como evitá-las?

Pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia. Como qualquer tipo de toxina, você precisa limitar sua exposição a essas pessoas ou até mesmo cortar laços para se proteger. Segundo o site da revista "Inc.", esses sujeitos infelizmente não vêm com avisos ou alertas. Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos:

1. Pessoas arrogantes

Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas. Esse tipo de pessoa é pedante e soberba.

2. Pessoas vítimas

Umas das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. Elas não admitem seus próprios erros e sempre encontram alguém para culpar. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas. Elas adoram acusar os outros.

3. Pessoas controladoras

Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado. Elas são manipuladoras e desconstruidoras de boas ideias. 

4. Pessoas invejosas

Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas. A inveja e o ciúme doentio são potencialmente destruidores. 

5. Pessoas mentirosas

Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Você não poderá contar com as promessas deles ou suas palavras. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você. O mentiroso é falso e traidor. Quem mente rouba.

6. Pessoas negativas

Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida. Conexão: negativismo, pessimismo e derrotismo terminam em perdição.

7. Pessoas gananciosas

Muito de nossa cultura nos guia para querer mais, alcançar mais, faturar mais. Até certo ponto isso é bom, mas se torna tóxico quando alguém quer tudo – o que é seu ou dos outros –, e o processo de conquistar essas coisas se torna mais importante do que até mesmo viver. A ganância exacerbada é o tóxico do arrivismo. 

8. Pessoas que julgam

Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Elas são péssimas ouvintes e comunicadoras. Pessoas tóxicas desse procedimento são implacáveis em caluniar, julgar, condenar e sepultar.

9.  Pessoas fofoqueiras

Elas conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas. Falar demais, reparar a vidas dos outros e comentar inverdades é uma cultura maléfica! O fofoqueiro é um ser infernal!

10. Pessoas sem caráter

Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade – trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer. A pessoa sem caráter é idólatra por ter, sem dignidade de ser e sem senso de humanidade e caridade.

Pessoas tóxicas são aquelas que preferem ficar com o uso negativo dos pensamentos, das palavras e de atitudes que as utilizam para provocar danos, causar medos, cultivar amarguras e gerar lágrimas sem qualquer propósito ou a fim de beneficiar a si mesmos. As mesmas carregam, dentro delas, problemas patológicos, hábitos e comportamentos destrutivos. Possuem sempre uma garrafa de veneno para compartilhar com qualquer um que cruze seus caminhos, sob a forma de autossuficiência. 

Pessoas tóxicas é um poço de infelicidade, daí seu proceder é causar nos outros esse triste infortúnio. Tão difícil para elas é buscar tratamento e reconhecer o gravíssimo quadro clínico que são portadoras.

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Escritor e Conferencista

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

 

Fontes:

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=7838

https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2014/10/10-tipos-de-pessoas-toxicas-que-voce-deve-evitar-na-sua-vida.html (Acrescentado).


 PESSOAS TÓXICAS - 02

6 tipos de pessoas tóxicas das quais você precisa se livrar em 2019 

 

Por Brittany Wong, HuffPost, US

tóxicas em sua vida?

Em novembro, o dicionário Oxford declarou "tóxico" a palavra do ano em 2018. Ou seja, você está longe de ser a única pessoa a ter tido uma experiência desse tipo.

"Para a maioria de nós, pessoas tóxicas e relacionamentos nocivos podem virar quase um vício: um hábito do qual é muito difícil se desfazer. Isso ocorre porque você está emocionalmente ligada a essas pessoas e esses relacionamentos, e a parte de você que está ligada quer continuar tentando fazer dar certo", diz a psicoterapeuta Tina Tessina, coautora de How to Be a Couple and Still Be Free. "Mas a parte racional de sua mente sabe que você precisa se desapegar".

 

Que tal fazer de 2019 o ano em que você se guia um pouco mais pela razão e se distancia das pessoas tóxicas em sua vida? A seguir, Tessina e outros terapeutas compartilham seis tipos de pessoas negativas que você fará bem em se livrar neste ano.

1. O ghoster

 

Os ghosters não existem apenas no mundo do namoro. Uma amiga em quem você antes podia confiar e que vivia em contato com você, mas que agora deixou de atender suas ligações ou responder suas mensagens também pode ser qualificada como ghoster.

Se seus convites continuarem a ser ignorados por essa pessoa, talvez seja a hora de parar de contar com essa amiga cronicamente inconstante.

"Os relacionamentos com pessoas desse tipo parecem ser unidirecionais. Essas pessoas somem facilmente, se fecham ou desaparecem sem dizer uma palavra", diz Talia Wagner, terapeuta conjugal e familiar em Los Angeles. "As pessoas tóxicas na nossa vida, incluindo os ghosters, geralmente são hábeis em receber coisas de nós – nosso tempo, nossos recursos, nossa energia, nossa empatia, nossa compaixão -, mas não costumam dar nada."

2. O adulto dependente

 

Todo mundo em seu grupo adora Mike – mas todo mundo de seu grupo de amigos cresceu e amadureceu, enquanto Mike permanece estranhamente igual, como se estivesse estagnado. Você tem que ajudá-lo quando ele se mete em encrencas financeiras, atender o telefone quando ele te liga às 3h. da manhã, bêbado, e ajudá-lo a se safar de complicações amorosas nas quais nunca deveria ter se metido em primeiro lugar.

A relação entre vocês dois está começando a se parecer mais com um episódio de "Queer Eye" – ou, pior ainda, de "Intervention" – que com uma amizade de verdade.

"O problema é que o adulto dependente tóxico nunca vai deixar de ser carente", explica a terapeuta Susan Pease Gadoua, coautora de The New I Do: Reshaping Marriage for Skeptics, Realists and Rebels. "Sempre há um novo drama à espreita". Claro que não há nada de errado em ajudar amigos quando eles estão em dificuldades, mas é importante observar bem e avaliar a amizade: será que esse amigo altamente carente trata você com a mesma gentileza e é tão prestativo com você quanto você é com ele? Ou a amizade de vocês se converteu num relacionamento de codependência?

 

"Essa pessoa fica ao seu lado quando é você quem está passando por uma fase difícil?", pergunta Susan Pease Gadoua. "As pessoas tóxicas dependentes geralmente não toleram outras pessoas com necessidades próprias. Mas seus amigos com quem você tem um relacionamento sadio poderão ajudar você também, quando você precisar."

3. O narcisista

 

Hoje em dia ouvimos o termo "narcisista" em toda parte. Em vista de como é usado corriqueiramente, é importante observar que o narcisismo existe em um espectro e que nem todo mundo que você já conheceu que é vaidoso ou muito voltado para si próprio é narcisista.

Mas mesmo um pouquinho que seja de comportamento narcisista pode ser muito para aguentar quando você lida com ele diária ou semanalmente, diz Tessina.

"As pessoas que apenas tomam e nunca dão de volta pensam que o mundo gira em torno delas", explica. "Elas são capazes de sugar você completamente, como vampiros emocionais. Não deixe que essas pessoas ocupem espaço em sua vida."

4. O eterno crítico

 

O tempo que você passa com seus amigos íntimos deveria ser algo que o rejuvenesce e que é destituído de julgamentos. Se seu amigo vive lhe criticando pelas escolhas que você faz, talvez seja hora de reavaliar o lugar que ele ocupa em sua vida, diz Laura Heck, terapeuta conjugal e familiar de Salt Lake City e coapresentadora do "Marriage Therapy Radio".

"Você já se descobriu escondendo de um amigo detalhes sobre quem está namorando ou sobre alguma coisa que mudou na sua vida profissional, apenas para não ser julgado por ele?", pergunta Heck. "Você nunca deveria ter que defender quem é. Há muitas pessoas nesta vida que ajudam sua luz a brilhar mais forte. Não faz sentido amortecer sua luz para deixar outras pessoas mais à vontade."

5. A pessoa que vive tentando chamar a atenção

 

Esse tipo de pessoa vive cada dia como se fosse aniversário dela ou a semana de seu aniversário, simplesmente porque curte esse tipo de coisa. O problema é que é exaustivo ficar na companhia de alguém que está sempre tentando chamar a atenção para si, especialmente quando essa pessoa monopoliza a conversa e dita o que vocês dois vão fazer juntos.

"Esse tipo de pessoa tóxica geralmente é arrogante e controladora", diz Becky Whetstone, terapeuta conjugal familiar de Little Rock, Arkansas. "Ela acha que sabe o que é melhor para todo o mundo e faz questão de lhe dizer, mesmo que você não tenha perguntado. Se você não ceder ou se ficar entediada, ela volta sua atenção a outra pessoa que incentive seu comportamento."

6. O instigador

 

Todos nós temos aquele amigo que adora aprontar confusões. Quando há um drama acontecendo em seu círculo de amigos, é ele quem vai lhe contar tudo sobre o fato. Mas há uma coisa que você pode ter certeza: mais dia, menos dia, é você mesmo quem vai virar alvo das fofocas espalhadas por esse amigo.

Talvez você não queira chutar essa pessoa totalmente para escanteio – a verdade é que ela geralmente pode ser superdivertida. Mas, aconselha Talia Wagner, tome cuidado e não revele seus segredos a ela.

"Esse tipo de pessoa geralmente não é confiável e leal em seus relacionamentos, e ela o demonstra de inúmeras maneiras pequenas", explica. "Tenha em mente que os instigadores simplesmente adoram criar divergências, acirrar dúvidas e promover incerteza".

Reflexão do Dr. Inácio José do Vale

Pessoas tóxicas sofrem terríveis conflitos interiores, não são bem-sucedidas, na vida familiar, profissional e seus relacionamentos são acidentados. Sinais que aparecem em tais criaturas são: pedantismo, prolixíssimo, mitomania, egocentrismo, vitimista, arrogância, traição e sem caráter. Na verdade padece patologicamente sem recorrer a um tratamento, ou seja, não reconhece que é um doente. 

Pessoas tóxicas são negativas e sugam à sua volta os bons sentimentos, boas sensações, deixando uma energia ruim, um sabor azedo, amargo por onde passam. Essas pessoas atraem e têm o poder de espalhar sentimentos maléficos, brigas, fofocas, doenças, pobreza, você deve evitar ao máximo o contato com elas e jamais se relacionar com elas. Remova radicalmente pessoas tóxicas da sua vida. 

Mantenha sempre relacionamentos com pessoas que acrescentam coisas maravilhosas à sua vida, seja com uma boa conversa, arte, poesia, literaturas, ou simplesmente com pequenos gestos de delicadezas, de admiração e elogios. Esteja sempre aberta àquelas pessoas que deixam você no seu melhor estado de felicidade e de conhecimento cultural.

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.


Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/2019/01/04/6-tipos-de-pessoas-toxicas-das-quais-voce-precisa-se-livrar-em-2019_a_23618062/?utm_hp_ref=br-homepage


Nenhum comentário:

Postar um comentário