sábado, 18 de novembro de 2023

TEORIA PSICANALÍTICA

 Terapia Psicanalítica

A Teoria Psicanalítica Freudiana

Terapia Psicanalítica

Fazer terapia psicanalítica é  para viver com qualidade de vida. Você merece viver feliz com saúde física, emocional e espiritual. O  bem-estar é tudo!

A terapia psicanalítica atua como uma forma de permitir que a pessoa consiga falar de seus medos e inseguranças. Trata-se de um espaço em que ela pode verbalizar suas questões mais incômodas com a tranquilidade de não ser julgado ou criticado. No decorrer da terapia esses sentimentos vão perdendo força, tornando-se menos angustiantes, à medida que outras perspectivas mais positivas vão surgindo, possibilitando uma sensação de liberdade, de fortaleza, de alegria, de motivação, de ternura e de novos horizontes que vão surgir. Isso valoriza os aspectos saudáveis em si e desenvolvem os pontos que vão contribuir para a realização pessoal e a satisfação do bem viver.

Fazer terapia psicanalítica é penetrar num universo obscuro e muitas vezes assustador. É entrar em contato com uma parte de nós que nos é desconhecido ou que até conhecemos, mas tentamos negar por medo ou ignorância. Tomar conhecimento sobre determinados sentimentos pode ser bastante complexo, pois exige de nós tomadas de atitudes, exige de nós que deixemos para trás falsas ideias de bem-estar. Há mistérios em nosso ser,  que serão revelados na abissalidade psicanalítica em prol da felicidade da alma, da nossa intimidade e dos nossos relacionamentos.

Tudo aquilo que não conseguimos traduzir em palavras, tudo aquilo que não conseguimos colocar para fora vai para o campo do real, se instala no corpo. Não é à toa que muitas pessoas padecem de problemas físicos de saúde que não são detectados em exames médicos. Não é à toa que muitas pessoas sofrem de pensamentos obsessivos e possuem tiques que roubam o tempo, a energia e a própria vida. Muitas atitudes inconvenientes, repetidas e doloridas são devidas as chagas contidas na alma. Resta tão somente para o analisado que relate, verbalize na terapia psicanalítica. “O único problema que não pode ser resolvido é aquele que você tenta esconder”.

Realizar terapia psicanalítica é um processo consistente, progressivo e individual. Todavia, geram resultados gloriosos, nos ajuda a desconstruir  fantasias, inclusive as que temos a respeito de nós mesmos. Ela nos ajuda a ter um olhar mais crítico sobre nós mesmos e a construir uma modalidade de vida sólida, eficaz e nos ajuda a lidar com nossas crises existenciais.

O objetivo da terapia psicanalítica é o autoconhecimento adquirido numa forma especial de conversa, uma em que se fala bastante para alguém que não só ouve atentamente, mas também intervém de maneira apropriada no momento oportuno. Empatia é uma qualidade fundamental dos bons psicólogo e psicanalistas, descrita pelo grande filósofo chinês Chuang-Tzu da seguinte forma: “O ouvir que se limita aos ouvidos é um. O ouvir da compreensão é outro. Mas o ouvir da alma não se limita a nenhum sentido ou capacidade, seja audição ou pensamento. Portanto, requer o esvaziamento de todas as capacidades. Quando esvaziamos nossas percepções e sentidos, passamos a ouvir de corpo inteiro. Então alcançamos algo que estava ali, diante de nós o tempo todo, mas que nunca seria captado pelos ouvidos ou compreendido pela mente”.

Ao longo das sessões, descobrimos muito sobre nós mesmos e passamos a reconhecer alguns padrões: um jeito peculiar de lidar com relacionamentos ou fracassos, um ciúme que parece incontrolável, uma briga com seus pais ou irmãos que terminou em rancor ou aversão. Falar sobre os próprios conflitos significa utilizá-los como matéria-prima para a construção de uma relação mais harmoniosa consigo mesmo e com os outros, reconhecer nosso “lado escuro”, “as sombras”, nos tornarmos íntimos de nós mesmos e saber viver verdadeiramente relacionamentos. Isso significa aceitar a si mesmo por inteiro e viver com plenitude: paz, felicidade, segurança, elegância, fé, amor e esperança! 

Fazer terapia psicanalítica é sinalizar lucidez em direção de um comportamento intelectual, tomado de ternura e maturidade na busca de qualidade de vida.  O psicanalista é um profissional que se interessa profundamente pela saúde emocional, física e espiritual das pessoas. É um apaixonado pela qualidade de vida. Seu ofício é sempre buscar conhecimento e sabedoria em prol do bem-estar de seus analisados. 

Dr. A. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Escritor e Conferencista

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

Visite o nosso Blog:

https://wordpress.com/post/psicanalise682.wordpress.com/15 

Nenhum comentário:

Postar um comentário