sábado, 10 de fevereiro de 2024

PARA UMA IGREJA AMIGA

 PARA UMA IGREJA AMIGA

O Papa Paulo VI,  foi o primeiro pontífice a citar em documento oficial o Bem-aventurado Charles de Foucauld como “Irmão Universal”.

“Fiel ao ensino e exemplo do seu divino Fundador, que dava como sinal da sua missão o anúncio da Boa Nova aos pobres, a Igreja nunca descurou a promoção humana dos povos aos quais levava a fé em Cristo. Os seus missionários construíram, não só igrejas, mas também asilos e hospitais, escolas e universidades. Ensinando aos nativos a maneira de tirar melhor partido dos seus recursos naturais, protegeram-nos, com frequência, da cobiça dos estrangeiros. Sem dúvida que a sua obra, pelo que tinha de humano, não foi perfeita e alguns misturaram por vezes a maneira de pensar e de viver do seu país de origem, com a pregação da autêntica mensagem evangélica. Mas também souberam cultivar e promover as instituições locais. Em muitas regiões foram contados entre os pioneiros do progresso material e do desenvolvimento cultural. Basta relembrar o exemplo do padre Charles de Foucauld, que foi considerado digno de ser chamado, pela sua caridade, "Irmão Universal", e redigiu um precioso dicionário da língua tuaregue. Sentimo-nos na obrigação de prestar homenagem a estes precursores, tantas vezes ignorados, a quem a caridade de Cristo impelia, assim como aos seus êmulos e sucessores, que ainda hoje continuam a servir generosa e desinteressadamente aqueles que evangelizam”. (CARTA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO DE SUA SANTIDADE PAPA PAULO VI, n. 12).

Aqui no Brasil nós temos uma pérola de sacerdote ordenado pelo Papa Paulo VI, o italiano Padre Mário Zappa, co-fundador da Comunidade de Ação Pastoral (CAP). O renomado Pe. Mário Zappa tem sua ação pastoral na educação: escolas, creches e comunidade religiosa em Pouso Alegre/MG.

A Comunidade de Ação Pastoral desde sua fundação na Itália em 25 de Março de 1965. Suas sementes foram lançadas no Brasil em 29 de Maio de 1978, quando o Padre Mario Zappa deixa a Itália e vem para o Brasil com o desejo no coração de aqui continuar os trabalhos que lá já eram realizados. Em Milão na Itália nasceu a então Comunidade de Ação Pastoral, hoje denominada (CAP). No Brasil, do coração dos Padres Bruno Stefenelli e Padre Mario Zappa vigários da paroquia João Evangelista que procuravam uma nova forma de vida na Igreja, não fugindo do que ela é procurando de uma maneira diferente pregar o amor e a caridade, uma vida nova, com o compromisso de sempre ou por toda a vida viver o múnus de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei.

Frei Inácio José do Vale

Fraternidade do Bem-aventurado Charles de Foucauld

Nenhum comentário:

Postar um comentário