quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

O CÉREBRO DO ADOLESCENTE

 

O CÉREBRO DO ADOLESCENTE


O cérebro é o dispositivo mais complicado que existe no universo, aprendemos mais sobre ele nos últimos cinco anos do que nos últimos cinco mil anos. (O cérebro, documentário completo publicado em 30/12/2015 - History Channel). 


De forma magistral afirma o escritor inglês, psicólogo e renomado estudioso do cérebro Tony Buzan: “Você aproveita a sua mente ao máximo estudando, em primeiro lugar, o que ela é”. 


Os pais, professores e o próprio adolescente deveriam conhecer profundamente o cérebro nessa fase da vida. 


A adolescência é um momento difícil. Você se lembra da sua? Pois você precisa saber que para os seus pais também foi uma fase complicada. A boa notícia é que saber como funciona o cérebro adolescente ajuda a que ambos, pais e filhos, possam superar esta fase de uma forma menos traumática do que costuma ser normalmente. 


A adolescência é um período de exploração e crescimento, uma etapa de oportunidades, mas também de vulnerabilidades. Se como pai ou educador você se preocupa em conhecer e analisar como pensa e como reage o adolescente, é bom saber que você não apenas o ajudará a aproveitar este momento para crescer, como também o ajudará a evitar traumas que arrastará toda a sua vida, e que são inevitáveis. Para isso, é bom separarmos o que acontece no cérebro adolescente nesta fase. 


As características essenciais da adolescência 


O escritor e psiquiatra americano Dr. Daniel Siegel, professor da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e diretor do centro de pesquisas Mindful Awareness, em seu livro Tempestade Cerebral: O poder e o propósito do cérebro adolescente, diz que existem quatro características essenciais da adolescência que são vitais para o desenvolvimento da própria identidade do adolescente. Dr. Siegel as chama de “essência”. 


Há quatro aspectos que chamo de ‘essência da adolescência’: entusiasmo emocional, entrosamento social, busca de novidades e criatividade. Esses quatro elementos são cruciais durante a adolescência. Viver com paixão, estar rodeado de amigos, ir atrás de novas ideias e experiências e manter o cérebro sempre criativo são experiências que os adolescentes vivem intensamente e são elas que, quando adultos, mantêm a mente em boa forma. O cérebro é maleável, muda durante toda a nossa vida, e pode ser moldado por novas experiências. Podemos, intencionalmente, procurar essas vivências e afetar positivamente o desenvolvimento cerebral. 


Mudanças na adolescência 


Dr. Siegel diz que as mudanças da adolescência acontecem entre os 12 e os 24 anos de idade, transformando o cérebro de forma decisiva e complicada. As mudanças no cérebro durante esse período de tempo implicam: 


> Uma “poda” ou redução do número de neurônios e de conexões neuronais descartando aquelas que não são utilizadas. 


> Uma “mielinização” ou o recobrimento ao redor das conexões neurônicas, que permite maior sincronismo e maior velocidade de fluxo da informação (seria como transformar um campo cheio de espinhos em uma estrada). 


Estas mudanças durante a adolescência ajudam o cérebro a estar mais integrado e ajudam na criação de uma maior coordenação cerebral. Este é um processo de reestruturação do cérebro adolescente que favorece a oportunidade, mas também a vulnerabilidade. Por isso, é durante este período da vida que podem aparecer a maioria dos transtornos de saúde mental. 


Ter filhos é uma etapa de transição na vida que simboliza o fim da própria infância dos pais. Quando as crianças fazem a transição de criança a adulto, os pais se deparam com outra transição na sua própria evolução. 


Um filho é um indivíduo único 


Para favorecer a passagem por uma adolescência que permita o amadurecimento do jovem, os pais precisam vê-lo como um indivíduo único com suas próprias experiências mentais. Mas isto não é possível quando os pais querem continuar vivendo através dos seus filhos. Quando os pais são capazes de começar a enxergar a si mesmos e a seus filhos como indivíduos separados e começam a tratá-los com o nível de respeito e autonomia que merecem, estão melhor preparados para renunciar a qualquer ideia preconcebida acerca dos seus filhos, que frequentemente costuma ter mais a ver com a própria história dos pais. 


A transformação constante que define a infância é ainda mais importante na adolescência, quando o relacionamento entre pais e filhos também passa por uma evolução importante. De fato, talvez não exista melhor oportunidade do que a adolescência para que os pais possam conhecer a fundo seus filhos e aprender sobre o que realmente acontece nas suas mentes. Para isso é imprescindível que os pais separem o que acontece na sua própria mente do que pode passar pela mente dos seus filhos, e separar as suas experiências adolescentes das experiências adolescentes dos seus filhos. 


“Precisamos mudar a maneira de enxergar a adolescência. Ela não é um período de loucura ou imaturidade. É a essência de quem deveremos ser, do que somos capazes e do que precisamos como indivíduos”. “as alterações cerebrais explicam a adolescência e de que forma as experiências vividas durante essa etapa são capazes não só de atenuar seus períodos mais difíceis, mas também moldar o adulto do futuro”, afirma o Dr. Siegel. 


Conhecer o cérebro, a mente, sentimentos e o corpo humano é saber lidar com sabedoria nos relacionamentos, compromissos, felicidade e viver com saúde física e mental. 


Dr. A. Inácio José do Vale 

Psicanalista Clínico, PhD 

Professor e Conferencista 

Especialista em Psicologia Social 

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ. 

Fontes:


http://estudareaprender.com/como-seu-cerebro-aprende/

https://amenteemaravilhosa.com.br/pais-saber-cerebro-adolescente/

https://veja.abril.com.br/ciencia/o-cerebro-adolescente/

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