sábado, 13 de maio de 2023

O BRASIL E OS REMÉDIOS PARA A VIOLÊNCIA

O Brasil e os remédios para conter a violência


Os brasileiros compraram em 2018 mais de 56,6 milhões de caixas de medicamentos para ansiedade e para dormir — cerca de 6.471 caixas vendidas por hora; ou aproximadamente 1,4 bilhão de comprimidos em um ano.

Os números do SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados) foram obtidos com exclusividade pelo R7, junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Consumo de calmantes entre detentos 

O consumo de diazepam nos presídios mineiros, em 2019, já é quase 60% maior do que em todo o ano passado. O levantamento, feito pela Secretaria de Administração Prisional (Seap) a pedido da CBN, mostra que foram entregues mais de 230 mil comprimidos de janeiro a maio de 2019. O diazepam é um remédio benzodiazepínico, calmante, usado para tratar a depressão e também a ansiedade. Por ser tarja-preta, pode causar dependência.

Já o remédio mais demandado em penitenciárias e presídios mineiro é a amitriptilina, que ajuda na ansiedade e combate a insônia, sem causar dependência. Foram mais de 600 mil comprimidos de amitriptilina entregues nas penitenciárias e presídios em 2019 até o mês de maio deste ano – quase a totalidade de amitriptilina entregue em todo o ano passado.

O psiquiatra forense e diretor da Associação Médica de Minas Gerais, Dr. Paulo Repsold, diz que “os ansiolíticos são itens necessários no sistema prisional. Sem eles, os índices de suicídios e violência seriam altos”. “Tem que medicar, se o sujeito está em depressão profunda vai esperar ele se suicidar? Principalmente no homem, a depressão favorece muito a eclosão da agressividade, tem aqueles que ficam tão angustiados que começam a ficar agressivos, irritados. O cuidado que deve ter é evitar usar os medicamentos de forma abusiva, nem é todo preso que necessita de tratamento psiquiátrico”, explicou o médico psiquiatra.

Brasil é o país mais ansioso do mundo

O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno.

Brasil é o maior país depressivo da América Latina  

Uma análise divulgada recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil é o país que tem a maior taxa de depressão da América Latina, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Segundo a OMS, a depressão é a principal causa de incapacidade no mundo. Além de ser o principal fator de suicídio. 

É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade. Segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos mentais comuns, como a depressão e o transtorno de ansiedade, está crescendo especialmente em países de baixa renda, pois a população está crescendo e mais pessoa chegam às idades em que depressão e ansiedade são mais frequentes.

Conclusão

Qual o resultado do Brasil com tantos ansiosos, depressivos, doentes mentais, desigualdades sociais, o tráfico de drogas, os viciados, os criminosos, os corruptos, os sem qualificações profissionais, os fanáticos religiosos, os desocupados e manipulados? Os desafios são gigantescos! Sem profissionais altamente intelectuais, sem tecnologia de ponta, sem farmacologia, sem psicoterapia, sem cientistas políticos para políticas públicas, o país vai ao caos.

Tudo começa pela educação. O investimento eficaz nos profissionais da educação, nas escolas, profissionais como: psicólogos, psicanalistas e psicopedagogos.

Dr. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Trabalha Clinicando na Comunidade de Ação Pastoral - CAP

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

Autor do livro: Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica

 

Fontes:

https://panoramafarmaceutico.com.br/2019/07/03/brasil-consome-566-milhoes-de-caixas-de-calmantes-e-soniferos/

https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/06/02/consumo-de-calmantes-e-antidepressivos-cresce-entre-detentos-de-minas-gerais.ghtml

https://noticias.r7.com/saude/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms-05062019

Nenhum comentário:

Postar um comentário