sábado, 6 de maio de 2023

AS FERIDAS DA ALMA

 

AS FERIDAS DA ALMA 


Pessoas infelizes com profundas feridas na alma, não conseguem reter palavras motivacionais para mudar e nem tão  pouco conseguem falar de amor, alegria e otimismo.

O mal maior é não procurar tratamento e viver causando problemas para si e para os outros. Não busca ajuda adequada, prefere tomar um monte de pílulas como se estas fossem curar as feridas da alma, solucionar o problema emocional e se livrar dos traumas. O tratamento é com um profissional da saúde mental, habilitado na psicologia e na psicanálise clínica.

Existem feridas que não podem ser vistas no corpo, sangra pelo lado de dentro que são muito mais profundas e mais dolorosas do que qualquer outra externa. Essas feridas são causas destruidoras de relacionamentos, de carreiras profissionais e de projetos falidos. 

Os sinais que almas feridas carregam são: a face caída, triste, infeliz, não sorrir, não abraça, não consegue dar bom dia, não tem conversa positiva, é solitário, indelicado, prejudica os colegas no trabalho, puxa o saco do patrão, não têm amigos, não consegue amar e nem ser amado, vive a hipocrisia religiosa e é maldoso. Esse tipo de pessoa é portadora de uma grande energia negativa e tóxica. As cargas dos traumas, das frustrações, dos recalques, do egoísmo e do ódio, fazem com que as dores sejam descarregadas nas pessoas mais próximas. Daí: a maledicência, intrigas, perseguição e vingança. 

As feridas na alma provocam as mais terríveis dores. A vida só tem sentido ficando livre dessas dores e do aprisionamento emocional. Os doentes da alma, não tem autonomia, isto é, independência, liberdade ou autossuficiência. Estão presos na pior cadeia da existência humana: seu ser interior, o “eu”. Alforria torna-se realidade para almas aprisionadas com o tratamento psicológico. 

O corpo doente é o clamor da alma ferida. Antes do corpo adoecer a alma já se encontra enferma. Mal-estar são sinais de que alguma coisa em seu interior já vive em desequilíbrio e agora utiliza a manifestação corporal como forma de demonstrar seu desconforto. As doenças da alma, manifestam sintomas no corpo. A alma adoecida faz com o cérebro trabalhe de maneira inadequada, produzindo substâncias que causam e reforçam as dores e as doenças no corpo. As cicatrizes psicológicas de traumas e de agressão emocional não ficam apenas na memória. Doenças psíquicas desenvolvem alterações físicas.

Se tratando das doenças da alma, o corpo agradece pelo seu funcionamento sadio. O primeiro a se beneficiar é o próprio individuo, depois a família, os amigos, os colegas e a sociedade. Não há maior felicidade do que a saúde física e emocional.

Dr. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD

Professor de Pós-Graduação na Faculdade Norte do Paraná

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário