domingo, 7 de maio de 2023

DOENÇAS PSICOLÓGICAS QUE MAIS AFETAM

 

DOENÇAS PSICOLÓGICAS QUE MAIS AFETAM AS PESSOAS 

 

As Doenças Psicológicas são responsáveis por graves prejuízos pessoais, funcionais e geram forte impacto familiar, social, econômico e educacional. 

 

As Doenças Psicológicas que mais afetam as pessoas são variadas e complexas. Pessoas que apresentam Doenças Psicológicas não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. 

 

Os especialistas dizem que uma em cada três pessoas já sofreu, sofre ou sofrerá algum tipo de transtorno mental durante a vida. Os diagnósticos de transtornos mentais são bastante comuns atualmente. 

 

O Transtorno depressivo 

 

Muitas pessoas se sentem deprimidas em alguns momentos de suas vidas. Sentimentos de decepção, frustração e até mesmo de desespero são normais diante de uma decepção e podem durar vários dias antes de ir desaparecendo gradualmente. Mas, para algumas pessoas, esses sentimentos duram meses ou anos, causando sérios problemas no seu dia a dia. A depressão é uma psicopatologia grave e debilitante, e afeta a maneira como uma pessoa se sente, pensa e age. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas. Pode causar tanto sintomas físicos como psicológicos. Por exemplo: problemas de digestão, problemas de sono, mal-estar, fadiga, etc. 

 

Transtornos de Ansiedade 

 

Ansiedade é uma reação normal que temos quando estamos diante de situações de estresse e incerteza. Mas o transtorno de ansiedade é diagnosticado quando vários sintomas ansiosos causam desconforto ou algum grau de comprometimento funcional na vida da pessoa. Uma pessoa com transtorno de ansiedade pode ter dificuldades em diferentes áreas da vida: nos relacionamentos sociais e familiares, no trabalho, na escola, etc. 

 

Depressão Pós-Parto 

 

Depressão Pós-Parto: A Depressão pós-parto também está no topo das Doenças Psicológicas que afetam milhões de mulheres em todo o mundo. Conhecida como DPP é um tipo de depressão clínica, que ocorrem principalmente em mulheres logo após o parto. Sintomas de DPP podem variar de uma pessoa para outra e podem incluir cansaço, stress, irritabilidade, insônia, choro inexplicável, falta de libido e perda de apetite. 

 

O Ataque de Pânico 

 

O ataque de pânico é um súbito início de medo ou de terror intenso, muitas vezes, vem associado com sentimentos de morte iminente. Os sintomas incluem falta de ar, palpitações, dor no peito e desconforto. 

 

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) 

 

Esse transtorno ocorre quando a pessoa foi exposta a um evento traumático que lhe causou uma experiência psicológica estressante ou de incapacidade. Os sintomas incluem pesadelos, sentimentos de raiva, irritabilidade, cansaço emocional, isolamento, entre outros e, geralmente ocorrem quando a pessoa revive o evento traumático. A pessoa procura evitar situações ou atividades que a faz se lembrar do que causou o trauma. 

 

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) 

 

É uma condição na qual o indivíduo experimenta pensamentos, ideias ou imagens intrusivas. Por ser um transtorno de ansiedade, está associado a sentimentos de medo, angústia e estresse constantes, tornando-se um problema no o dia a dia da pessoa, afetando negativamente a qualidade de vida dela. 

 

Os pensamentos que causam sofrimento (obsessões) fazem com que a pessoa realize certos rituais ou ações (compulsões) para reduzir a ansiedade e se sentir melhor. As obsessões incluem o medo de se contaminar, sentimentos de dúvida (por exemplo, será que eu desliguei o gás?), Pensamentos de fazer mal a alguém, pensamentos que vão contra as crenças religiosas da pessoa, entre outros. Algumas compulsões incluem: verificar, contar, lavar, organizar repetidamente as coisas e assim por diante. 

 

O Transtorno Bipolar 

 

O transtorno bipolar (também chamados de mania) pode afetar a forma como uma pessoa se sente, pensa e age. É caracterizado pelas alterações de humor exageradas e vai muito além de uma simples mudança de humor ou uma instabilidade emocional. Os ciclos de transtorno bipolar podem durar dias, semanas ou meses, prejudicando seriamente o trabalho e as relações sociais da pessoa. 

 

O distúrbio bipolar raramente pode ser tratado sem medicação, pois é necessário estabilizar o humor do paciente. Durante os episódios de mania, a pessoa pode até mesmo deixar o seu emprego, aumentar suas dívidas, e se sentir cheio de energia apesar de ter dormido apenas duas horas por dia. Durante os episódios depressivos, a mesma pessoa não consegue nem sequer sair da cama. Existem diferentes tipos de transtorno bipolar, e também há uma versão mais leve do transtorno, chamado ciclotimia. 

 

Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica 

 

É uma doença grave onde a pessoa consome com frequência grandes quantidades de alimentos e só depois se dá conta de que perdeu completamente o controle durante a compulsão. Depois de comer em excesso, a pessoa se sente ansiosa e angustiada e daí aparece à preocupação com o peso. 

 

A anorexia se caracteriza pela obsessão do controle da quantidade de comida que se consume. Um de seus sintomas mais característico é a distorção da imagem corporal. Pessoas que sofrem de anorexia restringem a ingestão de alimentos fazendo dietas, jejuns e até mesmo exercícios físicos excessivos. 

 

Bulimia nervosa é um transtorno de o comportamento alimentar caracterizado por padrões alimentares anormais, com episódios de ingestão de alimentos em massa, seguido por manobras que procuram eliminar as calorias (indução de vômitos, laxante, etc.). 

 

Transtornos Psicóticos 

 

São psicopatologias graves em que as pessoas perdem o contato com a realidade. Dois dos principais sintomas são os delírios e as alucinações. Os delírios são crenças falsas, como a ideia de que alguém está seguindo. Alucinações são percepções falsas, tais como ouvir, ver ou sentir algo que não existe. Ao contrário dos delírios, que são equívocos da realidade sobre algo existente ou um objeto, ou seja, uma distorção de um estímulo externo, as alucinações são totalmente inventadas pela mente e não são produto da distorção de nenhum objeto presente, percebe-se algo sem levar em conta os estímulos externos. Por exemplo, ouvir vozes que saem de um plugue. 

 

Esquizofrenia 

 

A esquizofrenia é um transtorno psicótico, mas neste caso, a pessoa sofre alucinações e pensamentos perturbantes que a isolam de atividades sociais. A esquizofrenia é uma doença muito grave, mas há tratamentos bastante eficazes para que esses pacientes possam desfrutar sua vida da melhor forma possível. 

 

Os transtornos de personalidade 

 

Um transtorno de personalidade é um padrão rígido e permanente no comportamento de uma pessoa, que gera desconforto, dificuldades em seus relacionamentos e em tudo a sua volta. Os transtornos de personalidade começam na adolescência ou início da idade adulta. Muitas vezes não é possível diagnostica-la até os 20 anos ou mesmo 30 anos. Esse transtorno afeta tanto homens como mulheres, por isso ele é considerado uma das Doenças Psicológicas que mais afetam as pessoas. 

 

Síndrome do Pensamento Acelerado 

 

Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA): É uma das Doenças Psicológicas que Mais Afetam as Pessoas, produzida por uma hiper construção de pensamentos, numa velocidade tão alta que estressa e desgasta o cérebro. É o resultado do excesso de atividades e de estímulos sociais que somos submetidos diariamente, e impede o desenvolvimento das funções da inteligência, como refletir antes de reagir, expor e não impor ideias, exercer a resiliência, colocar-se no lugar do outro. 

 

Vigorexia 

 

A vigorexia é um transtorno psicológico em que o paciente sente-se infeliz com seu corpo e procura meios para ganhar massa muscular. A vigorexia, também chamada de Síndrome de Adônis, é um transtorno dismórfico muscular que atinge pessoas de todos os sexos, mas é mais comum em pessoas do sexo masculino. A pessoa com esse transtorno apresenta uma visão distorcida do próprio corpo que a leva a acreditar que está com massa muscular insuficiente, ou seja, que está muito fraco e franzino. A pessoa apresenta comportamento compulsivo e inicia uma série de atividades físicas que vão muito além da capacidade do corpo. Normalmente essas pessoas buscam a musculação como prática para conseguir a massa muscular que eles julgam adequada. 

 

Transtorno de Personalidade Antissocial (TPAS) 

 

Mais conhecido como psicopatia ou sociopatia, se caracteriza pela tendência de não interagir na sociedade. Os diferentes sintomas e comportamentos que caracterizam o TPAS incluem: roubo, agressão, tendência à solidão, violência, mentiras… Além disso, as pessoas afetadas por esse transtorno tendem a serem tímidas, deprimidas ou depressivas e sentem ansiedade social devido ao medo de serem rejeitadas. Apesar disso, a terapia psicológica é muito eficaz no tratamento dos problemas de antissociais. 

 

Conclusão 

 

Diagnosticar e, claro, tratar os transtornos mentais o quanto antes é imprescindível para o bem-estar do paciente e de seus familiares. Quando não são tratados, os males psiquiátricos tendem a piorar. As consequências para a vida de um indivíduo não diagnosticado, e que não tenha recebido o acompanhamento adequado, são perigosíssimas e podem envolver, inclusive, o surgimento de outros transtornos. A falta de tratamento contribui para perda de qualidade de vida do paciente e aumenta fator de risco. O bem-estar físico e mental é tudo!  

Dia Internacional da Saúde Mental - 10 de outubro. 

 Dr. A. Inácio José do Vale  

Psicanalista Clínico  

Professor e Conferencista  

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ. E da Ordem Nacional dos Psicanalistas/RJ.  

Fontes: 

 https://www.saudedica.com.br/as-12-doencas-psicologicas-que-mais-afetam-as-pessoas/ 

 

http://www.psiconlinews.com/2016/01/os-16-transtornos-mentais-mais-comuns.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário