sábado, 22 de abril de 2023

FAMÍLIA ESPIRITUAL DE CH. DE FOUCAULD

 

Família Espiritual de Charles de Foucauld

“Como Igreja, precisamos voltar ao essencial – voltar ao essencial! – não nos perder em tantas coisas secundárias, com o risco de perder de vista a pureza simples do Evangelho”.

Foi o que disse o Papa Francisco ao receber em audiência, no dia 18 de maio de 2022, na pequena sala da Sala Paulo VI, no Vaticano, os membros da Associação Família Espiritual Charles de Foucauld.

A essencialidade, condensando o significado do crer em duas palavras simples, nas quais está tudo: “Iesus – Caritas”; disse o Papa Francisco, e, sobretudo, voltando ao espírito das origens, ao espírito de Nazaré.

A irmã Magdeleine Hutin descobre a vida de Charles de Foucauld em 1921, graças ao livro de René Bazin. Ela decidiu continuar o trabalho de Charles de Foucauld. Ela vai para casa das Irmãs Brancas de Argel, e fundou uma nova congregação religiosa fundada sobre a espiritualidade de Charles de Foucauld, as Irmãzinhas de Jesus, fixando-se em Touggourt. Magdeleine Hutin, em seguida, tomou o nome religioso de Irmãzinha Madalena de Jesus. Em 1949, já existem mais de cem freiras seguidoras da sua congregação.  Muitas irmãs se juntaram a ela, e ela em seguida, fundou um acampamento entre os pigmeus, no oeste do Congo Belga. Em 1952, ela estabeleceu nas Américas pequenas comunidades nas favelas do Rio de Janeiro, nas tribos amazônicas, etc. Em 1953, ela visitou a Indochina, a África do Sul e Chile, em busca de fundar comunidades. Em 1959, a congregação é composta de mais de 800 membros. Hoje as Irmãzinhas de Jesus são cerca de 1.350, divididas em pequenas fraternidades, querem viver no meio do Islã para um quarto deles enraizadas em Deus e totalmente imerso no mundo como ele é, e concretamente compartilhar a condição social de quem não tem muito lugar na sociedade sem buscar a eficiência, mas a fertilidade de uma amizade verdadeira, duradoura e profunda.

O Espírito e o Estilo da Família Espiritual de Charles de Foucald

 

Assim resumiu Antonio Furioli o espírito e o estilo da Família Espiritual de Charles de Foucauld:

“Os muitos herdeiros espirituais de Charles de Foucauld o seu exemplo continuam a escolher a residir nesses lugares anônimos e sem prestígio, onde ninguém sonharia em ir viver, ou seja, nas sombras e na futilidade aparente de sua presença. Nestes atípico contemplativa é a recusa de se destacar sobre o mundo em que vivem e de sua sociedade; há neles uma profunda confiança no homem e em seu mundo. De acordo com eles, não é o mundo que pertence à Igreja, mas é a Igreja que pertence ao mundo. Eles representam aqueles poucos seres humanos através dos quais, hoje, muitas pessoas nascidas e criadas em tradições bastante estranho ao cristianismo, têm a oportunidade de entrar em contato com Jesus. O aspecto novo e importante do seu perfil de baixo testemunho na Igreja, Ele consiste precisamente na gratuidade de uma verdadeira presença amiga, que não se importa em tudo para resultados imediatos. A humanidade doce de sua amizade discreta, que levanta outra confiança e abertura, como uma das mais valiosas nas relações interpessoais, não tem nenhuma reivindicação ou sucção e pensar em Deus, para despertar o desejo, o desejo por ele. Em cada pessoa, mesmo que em um nível subconsciente, há o desejo de entrar em contato com o Transcendente por muitos nomes, muitas faces e muitos lugares; Aquele que tem os nomes de todos os lugares de moradia sem nome de segregação racial e a marginalização social, que tem a face de toda a sem rosto que estão entre nós: arrancados de seu mundo e o nosso são descartados dos mais pobres os pobres, os realmente pobres de Deus”.(Antonio Furioli, Charles de Foucauld, irmão universal, na unidade e carisma, 1-.2007).

 

Para uma profunda meditação

 

Charles Foucauld nasceu em Estrasburgo, no dia 15 de setembro de 1858, assassinado no Saara argelino, no dia 1 de dezembro de 1916.

 

Para Charles de Foucauld imitar Jesus de Nazaré só na abissalidade do amor e da caridade! A experiência profunda de Charles de Foucauld como monge, padre, missionário e eremita é de um rio de água cristalina que tem em sua correnteza um único fim: “O Paraíso com Deus”.

 

Frei Inácio José do Vale, FCF

Espiritualidade de Nazaré de São Charles de Foucauld

 

Fontes:

https://fraternidadecharlesdefoucauld.wordpress.com/2022/05/11/a-vida-de-sao-charles-de-foucauld/

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/papa-destaca-apostolado-da-bondade-de-sao-charles-de-foucauld/

Nenhum comentário:

Postar um comentário