ASSASSINADOS POR CAUSA DA FÉ
"Matar um homem não é defender uma doutrina é matar um homem”.
"Matar um homem não é defender uma doutrina é matar um homem”.
“Nunca deixar de receber a Santa comunhão, sob nenhum pretexto, quando for materialmente possível de recebê-la, mesmo se tendo de vencer mais uma dificuldade para isso” - Charles de Foucauld, (Meditações sobre o Evangelho).
“Como Igreja, precisamos voltar ao essencial – voltar ao essencial! – não nos perder em tantas coisas secundárias, com o risco de perder de vista a pureza simples do Evangelho”.
SER DE FATO VOCÊ E SUA CELESTIALIDADE
"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor”, - Poeta alemão Johann Goethe.
Conselhos Para Uma Vida de Sucesso
1. Fale pouco e com sabedoria. Seja escutatório, analista.
2. Busque sempre o conhecimento. Conhecer é poder. De posse do conhecimento se fala e age com sabedoria.
Com Jesus, em Nazaré, no deserto e nos caminhos dos homens
“A evangelização que sou chamado a viver não é através da palavra, mas através da presença do Santíssimo Sacramento, a oferta do sacrifício da Missa é através da oração e da penitência e da prática das virtudes evangélicas
Charles de Foucauld (Retiro em Nazaré, Novembro de 1897)
À procura da ovelha perdida
O célebre missionário e teólogo americano Eli Stanley Jones (1884-1973) era bem conhecido na Índia e quando teve a oportunidade de encontrar o grande pacifista, idealizador e fundador do moderno Estado indiano Mahatma Gandhi (1869-1948);
Escrita de forma esplêndida a biografia do bem-aventurado Charles de Foucauld (1858-1916), por Pierre Sourisseau, arquivista da causa da canonização por mais de trinta anos, é uma obra magistral.
Escreve o Bem-aventurado Charles de Foucauld: “Estudemos com todo o nosso coração os santos evangelhos e creiamos neles: creiamos nestas palavras, creiamos nestes exemplos e pratiquemo-los com a fé, com o amor que se deve às palavras e aos exemplos de Deus”.
“Aprecio cada vez mais os encantos da solidão e estou tentando descobrir como entrar em uma solidão cada vez mais profunda”.
Charles de Foucauld
“Humildade de Jesus: imitemo-Lo. Busquemos o último lugar”. Bem-aventurado Charles de Foucauld (1)
“Charles de Foucauld não é somente a força de uma vontade fora do comum; e é por isso que não deixa de intrigar aqueles que se interessam por essa personalidades tão atraente que confunde uns e fascina outros”.
Legado de Charles de Foucauld e Santa Teresinha
(Espiritualidade e mística: séculos XIX e XX)
O renomado filósofo e historiador francês Marie-André, no esboço biográfico de Charles de Foucauld, escreveu: “Entre as grandes figuras atuais, poucas são tão brilhantes quanto o Padre Charles de Foucauld.
CARLOS DE FOUCAULD: O HOMEM E SUA OBRA
Carlos de Foucauld vem da alta burguesia francesa e se forma num ambiente intelectual e militar. Sua crise o leva a esbanjar fortunas em festas e diversões.
Vocação
“Logo que descobri que existe Deus entendi que não podia mais fazer outra coisa a não ser viver por ele: minha vocação religiosa começa no exato momento em que despertou a minha fé”.
Entre 1897 e 1898, Charles de Foucauld escreveu as Meditações sobre as virtudes a partir dos textos do Evangelho. Eis uma passagem que trata do tema da Encarnação, como o lugar primordial da entrega do amor de Jesus (Fonte: Deus de misericórdia, Edizioni San Paolo, tradução de Gian Franco Freguglia).
É preciso passar pelo deserto e aí permanecer para receber a graça de Deus;
“Na escola de Charles de Foucauld e de René Voillaume, o amor dá um sentido novo à vida, um sentido até revolucionário, se confrontado com a lógica do sucesso que domina as ambições do mundo”, escreve o teólogo italiano Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto, na Itália.
Textos de meditação sobre a “Natividade de Jesus Cristo”, do Bem-aventurado Charles de Foucauld:
Por Inácio Valle
São Charles de Foucauld
"Logo que descobri que existe Deus entendi que não podia mais fazer outra coisa a não ser viver por Ele: minha vocação religiosa começa no exato momento em que despertou a minha fé".