O Gênio Sigmund Freud
“Sem dúvida, Sigmund Freud teve uma influência mais duradoura no mundo do que qualquer outro psicólogo. Mais um grande filme sobre sua vida e obra foi lançado recentemente (A Última Sessão de Freud)”, afirma o renomado psicólogo Gregg Henriques, Ph.D., dirige o Programa Combinado de Doutorado em Psicologia Clínica e Escolar na James Madison University. Doutor em psicologia clínica pela Universidade de Vermont e pós-doutorado pela Universidade da Pensilvânia.
Dr. Sigmund Freud (1856-1939), foi médico neurologista, psiquiatra austríaco, professor, pesquisador, arqueólogo do inconsciente, escritor premiado e o célebre criador da psicanálise.
Sigmund Freud foi um dos maiores gênios da História no estudo da mente humana. Freud foi um dos pesquisadores e estudiosos mais importantes para a história da humanidade. Sem sombras de dúvidas, a vasta obra de Freud é impossível de ser resumida em poucas palavras. São dezenas de teorias e técnicas que são estudadas até os dias de hoje.
Freud deixou um grande legado para a humanidade, que passou a procurar entender melhor como nossa mente funciona e quais são as influências do inconsciente na nossa vida. O criador da psicanálise, continua como uma referência para profissionais da área e admiradores de sua obra. Freud mudou para sempre a forma como entendemos a mente humana. Certamente, nenhuma outra exploração individual da condição humana teve um efeito tão duradouro e profundo na compreensão da psique. Seu trabalho mudou a forma como entendemos nossas vidas, bem como o funcionamento da mente humana.
A influência que a genialidade de Freud exerceu em várias correntes da ciência, da arte e da filosofia foi enorme. A importância de Freud para a ciência é inquestionável. Vários conceitos desenvolvidos por Freud serviram a diversos ramos da ciência e possibilitaram avanços imensuráveis.
O legado de Sigmund Freud para a neurociência
O legado de Sigmund Freud para a neurociência se chama inconsciente. Eric Kandel, neurologista e Prêmio Nobel de Medicina, escreveu em seu livro The Age of Insight (2012), que ainda hoje devemos muito mais coisas do que pensamos ao pai da psicanálise. Neurologistas como David Eagleman e Erik Kandel defendem o legado de Sigmund Freud para a neurociência. O neurologistas David Eagleman “agradecem as bases que Freud estabeleceu em sua época com as suas teorias, estudos e ensaios. O seu legado está mais vivo do que nunca”.
Patrícia Churchland, psicóloga da Universidade da Califórnia e o intelectual Daniel Dennett, da Universidade de Massachusetts, ressaltam que o legado de Freud para a neurociência é imenso por várias razões. Ele não prescrevia medicamentos, usava a terapia da fala. A psicanálise levava tempo, no qual o terapeuta cavava pouco a pouco os labirintos frondosos da psique humana.
O tratamento psicanalítico de diversos transtornos mentais continua a se revelar eficaz e a ajudar uma grande quantidade de indivíduos a ficarem em paz consigo mesmo e com a vida. Como já se disse, a psicanálise pode ser um coadjuvante no tratamento de algumas doenças. Em outros casos, ela pode se tornar a protagonista, evitando o recurso aos produtos farmacêuticos e seus inevitáveis efeitos colaterais. Pode também levar as pessoas a entenderem que os conflitos internos são inerentes ao ser humano normal, auxiliando-os a conviver e obter a superação deles.
Sigmund Freud foi um dos mais originais pensadores dos tempos modernos, a tal ponto marcou a ciência, a cultura, a arte e a vida das pessoas que já nem se pode imaginar o século XX sem o célebre criador da psicanálise.
As contribuições de Freud, porém, não se resumem ao campo da psicanálise, uma vez que suas teorias repercutiram bastante no campo científico e influenciaram diretamente áreas como a psicoterapia. A obra de Freud também repercutiu até em campos como a filosofia e a literatura. Até hoje alguns dos métodos de tratamento criados por Freud são utilizados por vários profissionais da saúde mental.
Prof. Dr. Inácio José do Vale, Psicanalista Clínico, PhD.
Especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade Dom Alberto-RS.
Especialista em Psicologia da Saúde pela Faculdade de Administração, Ciências e Educação-MG.
Doutorado em Psicanálise pelo Phoenix Instituto da Flórida-EUA.
Doutorado em Psicanálise Clínica pela Escola de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea. Rio de Janeiro-RJ. Cadastrada na Organização das Nações Unidas – (ONU).
Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica
Nenhum comentário:
Postar um comentário