segunda-feira, 7 de agosto de 2023

ZACIMBA GABA, PRINCESA GUERREIRA

 

ZACIMBA GABA, A PRINCESA GUERREIRA

Zacimba Gaba, a princesa guerreira que libertou escravos na região norte do Espírito Santo, mais precisamente em São Mateus.

Ela era princesa da nação africana de Cabinda. Em meados de 1690, chega ao Brasil Zacimba, vinda da nação Cabinda, hoje parte de Angola. 

Os escravos eram vendidos nos portos, como no da Aldeia de São Matheus, aos fazendeiros. A estratégia de Zacimba era a de libertá-los ainda em alto mar, antes de chegar ao porto e serem levados para as fazendas. Zacimba passou a intensificar os planos de saque aos navios e embarcações que traziam escravos para o Porto de São Matheus. 

Somente alguém com muita coragem seria capaz de tamanha ousadia e, durante várias ações bem sucedidas, Zacimba “teve a certeza de que estava no caminho certo”. Atacava sempre à noite, de surpresa, sem que fosse possível à tripulação oferecer resistência.

Zacimba liderou uma fuga em grupo e fundou um quilombo às margens do Riacho Doce, Norte do Espírito Santo, hoje município de Itaúnas. Boa parte do seu tempo, no entanto, era dedicado à construção de canoas e à organização de ataques noturnos no porto próximo à aldeia de São Mateus (ES), libertando tantos negros recém-chegados quanto possível. 

Persistente em sua luta pela liberdade, a grande princesa guerreira morreu heroicamente invadindo um navio português, lutando pela gloriosa libertação de seu povo cabindense.

Zacimba Gaba, a incrível princesa africana, exemplo magnífico de mulher guerreira, deixa um legado aguerrido de liberdade!

 “A liberdade triunfa com a coragem! A vitória se alcança com duras e persistentes lutas”. A liberdade é o fundamento da dignidade humana. É na liberdade que o indivíduo se encontra consigo mesmo, com o próximo e com o progresso para o bem coletivo. A liberdade é expressão de amor, de felicidade e de toda grandeza humana, social, política, econômica, religiosa e cultural.

Dr. Inácio José do Vale

Sociólogo em Ciências da Religião

Professor, escritor, poeta e conferencista

Nenhum comentário:

Postar um comentário