quinta-feira, 10 de agosto de 2023

TERAPIA E SAÚDE PSICOLÓGICA

 

TERAPIA E A SAÚDE PSICOLÓGICA


A psicanálise foi indiscutivelmente a “mãe de todas as psicoterapias” pois antes do Dr. Sigmund Freud não existia um método psicológico eficaz para tratar os problemas psicológicos dos pacientes. 

Sigmund Freud (1856-1939), foi um médico neurologista, psiquiatra austríaco, professor, escritor premiado e criador da psicanálise. A teoria de Freud é de grande influência na psicologia atual e segue se desenvolvendo através de estudos e prática na área clínica. Freud foi um gênio, um inovador. Simultaneamente, desenvolveu uma teoria da mente e do comportamento humano, e uma técnica terapêutica para ajudar pessoas afetadas psiquicamente.

A psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamentos e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.

Na terapia psicanalítica o indivíduo tem tempo para encarar a sua verdade e a sua falsidade, conhecer o que é desconhecido dentro de si, o que é real e fantasioso na sua vida. A coragem de falar seus dramas e quem ele é, ou se calar pelo medo de ser revelado suas máscaras!

A palavra psicoterapia tem origem nas palavras gregas Psykê (mente) e Therapeuein (curar), e desde o final do século XIX, vem sendo utilizada como uma forma de tratamento (‘cura pela fala’).

O resultado curativo e libertador da terapia psicanalítica, é divido assertividade no cerne da existência traumática do indivíduo: o inconsciente.

A terapia psicanalítica assegura suportar e ultrapassar os obstáculos da vida. E sobretudo poder tornar-se “a melhor versão de si próprio”. 

A base da terapia psicanalítica é a concepção de que a causa imediata de sintomas patológicos é a inconsciência de processos psíquicos (representações inconscientes). O resultado da transformação do inconsciente da vida psíquica do doente em material consciente é a correção do desvio da normalidade, e a eliminação da compulsão que sujeitava sua vida anímica.

“A força motivadora primária da terapia é o sofrimento do paciente e o desejo de ser curado que deste se origina”. “Freud afirma que diz que a vinda de um paciente para a psicoterapia se dá pela via do sofrimento. Ele sofre e quer saber a causa de seu sofrimento”. Neste sentido, o trabalho da psicoterapia de orientação freudiana visa induzir o paciente a abandonar as repressões, desintegrar os traumas e desconstruir as incompatibilidades via a conversação. Dentro desse contexto, os benefícios terapêuticos são eficazes e condutores para saúde física, emocional e mental. Qualidade de vida é o bem-estar no fator corporal e psicológico, daí a felicidade e suas realizações.

Dr. Inácio José do Vale

Psicanalista Clínico, PhD.

Qualificado em Psicologia Clínica e Educacional

Membro da Sociedade Brasileira de Psicanálise Contemporânea/RJ.

Autor do livro Terapia Psicanalítica: Demolindo a Ansiedade, a Depressão e a Posse da Saúde Física e Psicológica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário