domingo, 11 de junho de 2023

A EUROPA É CRISTÃ?

 

A EUROPA É CRISTÃ?

A Europa que se reconhece cristã e aprova aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo 


"A Europa ocidental, berço do protestantismo e historicamente sede do catolicismo, tornou-se uma das regiões mais seculares do mundo." Isso foi afirmado por um estudo-pesquisa patrocinado pelo Pew Research Center dos EUA sobre a fé e as práticas religiosas nos países da Europa ocidental. Cresce o percentual de cristãos não-praticantes, e um olhar nas respostas dos entrevistados sobre o aborto e o casamento homoafetivo permite entender o quanto tem mudado a cultura geral na Europa e como não surpreende o resultado do recente referendo irlandês sobre o aborto


A pesquisa, realizada entre abril e agosto de 2017, em 15 países da Europa ocidental, mostra que 91% da população é composta de batizados, 81% de pessoas educadas como cristãos, 71% das pessoas que se declaram atualmente cristãs, sendo 22% que frequentam serviços religiosos pelo menos uma vez por mês. 


Na Itália, 40% da população se declaram praticantes, outros 40% cristãos não praticantes, 15% sem religião, enquanto 5% de outras religiões. Na França os praticantes são 18%, 46% os cristãos não praticantes, 28% sem religião e 8% de outras religiões. Na Espanha, os praticantes são 21%, 44% os cristãos não praticantes, 30% sem religião e 4% de outras religiões. 


"O estudo da Pew Research Center, durante o qual foram realizadas mais de 24.000 entrevistas telefônicas com adultos selecionados aleatoriamente, incluindo os cerca de 12.000 cristãos não praticantes, revela que a identidade cristã permanece um marcador significativo na Europa ocidental, mesmo entre aqueles que raramente frequentam a igreja. Não se trata simplesmente de uma identidade "nominal" desprovida de relevância prática. Mesmo afirmando não acreditar em Deus "como descrito na Bíblia", muitos cristãos não praticantes tendem a acreditar em algum outro poder superior ou força espiritual. Em contraste, a maioria dos cristãos praticantes afirma acreditar na descrição bíblica de Deus. E uma clara maioria dos adultos que não se identificam com nenhuma religião não acredita em qualquer poder superior ou força espiritual no universo." 


A grande maioria dos cristãos não praticantes como de pessoas que não se identificam com nenhuma religião na Europa ocidental, é favorável ao aborto legal e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo. Os cristãos praticantes são mais conservadores sobre esses temas, embora dentro desse segmento seja detectado um apoio substancial (em alguns países, majoritário) ao aborto legal e casamento entre pessoas do mesmo sexo. 


Quanto à relação com a política, em termos gerais, os europeus ocidentais não são favoráveis à ligação entre os seus governos e a religião. Em todos os 15 países incluídos na pesquisa, de fato, predomina a ideia que a religião deva permanecer separada das políticas de governo (mediana de 60%), enquanto o conceito de que as políticas governamentais deveriam apoiar a fé e os valores religiosos são sustentados por 36%. 


Em todos os países incluídos na pesquisa, os cristãos praticantes são muito mais propensos que os cristãos não praticantes a considerar que o governo deveria apoiar os valores religiosos. Na Áustria, por exemplo, essa posição é compartilhada pela maioria (64%) dos cristãos praticantes, contra 38% de cristãos não praticantes. 


“Muitos dos nossos contemporâneos vivem como se Deus não existisse”, afirmou Bento XVI, (Agência Ecclesia, 07/11/2006). Bento XVI disse que a Europa "necessita reencontrar-se com Deus" e que os países do leste e do centro europeus estão atravessando um momento difícil, já que "às consequências do longo inverno comunista ateu se somam agora os efeitos nocivos do secularismo e do consumismo ocidental". (Cidade do Vaticano, 30/09/2009). 


A humanidade clama por nova dimensão em que a fé, o amor, a comunhão, a paz, a justiça, a liberdade, a felicidade e a esperança sejam configuradas numa espiritualidade de ternura, afeto e acolhida abissal. Numa radical fraternidade, a caridade e a união sejam o sagrado do coração e da razão. Irmanados numa consciência em prol do bem-estar de todos, do planeta e que o Criador, Bom Deus seja causa primaz de tudo. 


Frei Inácio José do Vale 

Sociólogo em Ciência da Religião Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas Fraternidade do Bem-aventurado Charles de Foucauld 

Fontes: 

http://www.ihu.unisinos.br/579541-a-europa-que-se-reconhece-crista-e-aprova-aborto-e-casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/vaticano/sinais-de-descristianizacao-na-europa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário